TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TV DIGITAL E INTERATILVA

Monografias: TV DIGITAL E INTERATILVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE REDES

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é discutir de forma clara e sucinta os vários aspectos da televisão digital e interativa, que inova com o conceito de comunicação bidirecional, possibilitando a interação do usuário com os programas assistindo, sendo caracterizado como um grande avanço, não só na tecnologia, mas também no aspecto social.

Assim, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, de quatro tópicos que facilitaram a compreensão do tema abordado. Nos tópicos seguintes será discutido o objetivo do uso desta nova tecnologia, a descrição deste recurso, a situação atual no Brasil e no mundo e as futuras aplicações.

OBJETIVO DA TECNOLOGIA:

Seguindo a tendência mundial, a televisão, assim como os outros meios de comunicação, está aderindo de forma acelerada o movimento de convergência digital, que é a junção entre os mercados de mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A tecnologia digital interativa se difere da analogia por possibilitar ao usuário uma maior interação com a rede, ampliando a relação homem – maquina e permitindo um melhor e mais eficaz, acesso a COMUNICAÇÃO, TRANSAÇÃO, ENTRETENIMENTO e INFORMAÇÃO.

• Comunicação: O uso desta nova tecnologia viabiliza a troca de informações em tempo real, permitindo a ampliação do sistema de comunicação mundial.

• Transação: Trocas de informações bidirecionais podem ser realizadas de forma segura mantendo a privacidade, integridade e autenticidade do usuário.

• Entretenimento: A substituição das plataformas analógicas pela plataforma digitais encadeia várias mudanças na produção e consumo de mídias. Esse sistema abre uma gama de oportunidades para a criação de novos meios de entretenimento, pois com a interatividade a televisão fica ainda mais atrativa, e possibilita uma participação ativa do usuário.

• Informação: esse serviço permite ao usuário ter um acesso rápido e eficaz a informações e dados tanto unidirecionais quanto bidirecionais.

DESCRIÇÃO :

A Criação e desenvolvimento do sistema digital:

Em 1987 os EUA criaram um comitê destinado para o estudo de desenvolvimento de padrões de alta definição, o ACATS que teve uma participação significativa no processo de criação digital, abandonando o sistema hibrido adotado pela Europa e pelo Japão e partindo para um padrão totalmente digital chamado DTV.

No inicio de 1990, Leonardo Chiariglione desenvolveu um padrão capaz de comprimir um grande volume de dados, denominado MPEG (Moving Pictures Expert Group) e no final de 1993, baseado no padrão citado anteriormente, surge na Europa o padrão DVB (Digital Vídeo Broadcasting), e em 1998, ainda na Europa, é desenvolvida a versão do DVB para a transmissão terrestre, a DVB-T (Digital Vídeo Broadcasting Terrestrial).

O Japão começou a desenvolver o padrão totalmente digital em 1997, denominado ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) que entrou em operação em 2000, mas somente para a transmissão via satélite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com