TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa

Seminário: Taxa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. (Banco Central do Brasil, 2012) Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, no site Terra há uma reportagem onde se diz que a taxa de câmbio provoca pessimismo em empresas brasileiras, vejamos um trecho da reportagem:

“O índice de otimismo entre os diretores financeiros (CFOs) das empresas brasileiras neste trimestre é o mais baixo desde que passou a ser calculado, em 2012. A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do País.

Internamente, as dificuldades estão em manter as margens, gerenciar o capital de giro e contratar e preservar funcionários qualificados. A quinta edição da pesquisa trimestral Panorama Global dos Negócios, conduzida pela Duke University, Fundação Getulio Vargas e CFO Magazine com o apoio da BMFBovespa e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) mostra os diretores financeiros brasileiros entre os mais pessimistas da América Latina.

Os CFOs preveem uma queda no crescimento das receitas e dos lucros: se anteriormente esperavam um aumento anual de 14,9% nas receitas, agora preveem 7,8%; já a subida dos lucros passou a ser de 14,4% (antes era de 19,7%). A pesquisa ainda apontou uma tendência de aumento do emprego temporário. Por outro lado, os salários podem crescer 8%.

De maneira geral, as empresas nacionais estão mais pessimistas com a economia que o resto do mundo. Se comparado ao trimestre anterior, 71% dos diretores financeiros estão menos otimistas e só 8% mais otimistas. O Brasil tem resultado inferior ao dos europeus e está bem atrás dos demais países latino-americanos, que lideram no quesito otimismo. De 0 a 100, os CFOs do Brasil dão nota 54,7 para o seu otimismo com relação à economia nacional. Nos quatro trimestres anteriores, o índice não baixou de 60,1, o que se afina com a maior parte dos países da América Latina - os mais otimistas atrás da China. A nota dada pelos Estados Unidos é 58,2, enquanto a Europa avalia com 55,7, os asiáticos com 54,3 e os africanos com 52,8.” (Terra, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com