TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Câmbio

Artigos Científicos: Taxa De Câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  189 Visualizações

Pergunta

A figura 1 ilustra uma importante variável macroeconômica, a taxa de cambio, e seus efeitos sobre dois fundamentais indicadores da economia: as importações e as exportações.

Considere o movimento da seta vermelha como de valorização da moeda nacional. Analise seus efeitos diretos sobre as importações e exportações e desdobramentos para os níveis de preços internos. Qual principal objetivo macroeconômico o Governo pretende atingir com este movimento?

Proceda com a mesma análise em uma situação de inversão das três setas.

Resposta

O principal objetivo macroeconômico pretendido pelo Governo com este movimento é o de controle da inflação. Isso se dá pelo fato de que, com a moeda valorizada, se torna mais interessante importar do que exportar. Com esse aumento na importação, há uma oferta maior de produtos, fazendo com que os preços fiquem estáveis. Já na situação inversa, a desvalorização da moeda proporciona a inflação, pois há um aumento nas exportações, já que para os mercados consumidores o valor de compra é menor, entretanto essa situação não é favorável para o Brasil, porque agora o país terá menor quantidade de produtos/matéria prima disponível para o mercado interno, resultando assim em um aumento dos preços. Além disso, o país precisará importar mais, só que, com a moeda desvalorizada, os produtos chegarão com preços mais caros, agravando ainda mais essa situação inflacionária.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com