TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Câmbio

Trabalho Universitário: Taxa De Câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Taxas de câmbio para fins de balanço ou balancete

As entidades que tiverem crédito a receber e/ou obrigações a pagar em moeda estrangeira deverão, por ocasião do levantamento de balanços, proceder à atualização da expressão monetária, em reais, desses valores com base na taxa cambial vigente na data do levantamento do balanço.

Taxas cambiais a serem utilizadas

1.Devem ser utilizadas as taxas cambiais verificadas no fechamento do mercado de câmbio, no último dia útil de cada mês, que são fornecidas pelo Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br na seção "Câmbio e Capitais Estrangeiros"/subseção "Taxas de Câmbio/Cotações").

Na atualização de direitos de créditos, devem ser utilizadas as taxas para compra, enquanto que na utilização de obrigações, devem ser utilizadas as taxas para venda.

Equipe Portal de Contabilidade

2.A Receita Federal também divulga, no final de cada mês, o valor das taxas cambiais a serem aplicadas nos balanços ou balancetes site http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao

Exemplo:

Para fechamento de balanço em 31.12.2013, a taxa do dólar norte-americano divulgada pela Receita Federal é de R$ 2,3420 para compra (Créditos) e R$ 2,3426 para venda (Obrigações).

Contabilização

O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receita) ou de variações monetárias passivas (despesa).

Tributação - regime de caixa

À opção do contribuinte, as variações cambiais ocorridas serão tributáveis, para fins de apuração do PIS, COFINS, IR e CSLL, a partir de sua realização, retroativamente a 01.01.1999.

Exemplo cotação do dólar:

Material de Apoio de Aula

Contabilidade Internacional – Contabilização de Moeda Estrangeira

© Inácio Dantas Contabilização Conversão Moeda Estrangeira Pg 3

O que é e como funciona a PTAX (Taxa média de compra de dólar ponderada)?

Ptax é uma taxa de câmbio calculada ao final de cada dia pelo Banco Central do Brasil. Consiste na taxa média de todos os negócios com dólares realizados naquela data no mercado interbancário de câmbio com liquidação em D2 (dia útil mais dois dias úteis). Essa média é obtida após a exclusão de 5% das cotações mínimas e máximas para evitar uma contaminação da média geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com