TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Minima De Atratividade

Casos: Taxa Minima De Atratividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 3

Taxa mínima de atratividade

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.

Esta taxa é formada a partir de 3 componentes básicas:

Custo de oportunidade: remuneração obtida em alternativas que não as analisadas, ou seja, é o valor de outras oportunidades não escolhidas. Exemplo: caderneta de poupança, fundo de investimento, etc.

Risco do negócio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova ação. Quanto maior o risco, maior a remuneração esperada.

Liquidez: capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra.

A TMA é considerada pessoal e intransferível pois a propensão ao risco varia de pessoa para pessoa, ou ainda a TMA pode variar durante o tempo. Assim, não existe algoritmo ou fórmula matemática para calcular a TMA.

Ao se utilizar uma TMA como taxa de juros de referência, é entendida como a taxa de desconto ao qual aplicam-se métodos em comparação em relação a um período de tempo, como o Valor Presente Líquido ou o Custo Anual Uniforme para se determinar a viabilidade financeira de um investimento ou empréstimo. Caso o resultado seja positivo, a TIR (taxa interna de retorno) supera a TMA e o investimento é interessante. O contrário ocorre caso o resultado seja negativo.

Taxa mínima de atratividade em Analise de Investimentos

Numa análise de investimento, levantar estimativas de prováveis ganhos ou perdas e o retorno econômico que ele deve proporcionar representam um grande desafio às empresas. Atualmente, a maioria delas não utiliza as ferramentas financeiras e os conceitos teóricos disponíveis, tais como o Valor Presente Líquido e Taxa Mínima de Atratividade, pela dificuldade em estimá-los.As decisões são tomadas, portanto, com base nas expectativas de ganhos que os decisores possuem e no payback estimado, ou seja, quanto tempo o projeto levaria para recuperar o investimento feito: é necessário um método eficiente de analisar projetos de investimentos e avaliar se as expectativas de retornos compensam o investimento e os riscos envolvidos.

O presente estudo faz uma análise de investimentos para abertura de filial de uma empresa de pequeno porte, buscando comparar quatro opções de investimentos propostas. Diante da inexistência de processos decisórios estruturados, da falta de indicadores financeiros internos e da indefinição de taxas mínimas de retorno exigidas, a análise de investimentos em pequenas empresas representa uma pesquisa ainda mais abrangente. A análise de investimentos é feita através do cálculo do Valor Presente Líquido de cada uma das opções avaliadas. Para o cálculo destes Valores Presentes Líquidos, dois elementos chaves são necessários para cada uma das opções de investimentos: O fluxo de caixa projetado e a taxa mínima de atratividade. Na montagem dos fluxos de caixa, são apresentadas as estimativas de receitas, despesas e o orçamento dos investimentos iniciais, explicando-se, também, a forma como esses itens foram estimados. A taxa mínima de atratividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com