TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor E Fayol

Artigo: Taylor E Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

Perguntas e Respostas:

1. Quais são as ações que um administrador deve tomar dentro de uma empresa que está desorganizada a fim de melhorar a eficiência dentro dessa organização. Dentro desse contexto defina eficiência e eficácia, Dê um exemplo.

R: As ações são: planejar, organizar, dirigir e controlar. São os recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

Definições:

 Eficiência  É a medida da utilização dos recursos. Exemplos: fazer corretamente as coisas, ser pontual, treinar e aprender.

 Eficácia  Está relacionada ao alcance dos objetivos, resultados propostos. Exemplos: fazer as coisas necessárias, atingir metas e objetivos, saber e conhecer.

2. Podemos afirmar que Taylor instituiu suas teorias baseadas nos tempos e movimentos, focando a organização de baixo para cima. Que nome se deu aos nove fatores analisados por Taylor? Enumere-os e explique pelo menos cinco.

R: O nome dos noves fatores é ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT

 Análise do trabalho e estudo de tempo e movimentos  Consistia em decompor cada tarefa e cada operação em uma série ordenada de movimentos simples.

 Estudo da fadiga humana  É o desenvolvimento de uma determinada atividade, que diminui os esforços musculares, pois os movimentos em demasia proporcionavam a fadiga e a queda da produção.

 Divisão do trabalho e especialização do operário  É a idéia básica que a eficiência aumenta com a especialização: quanto mais especializado for um operário, maior será sua eficiência.

 Desenho de cargos e tarefas

 Incentivos salários e prêmios de produção

 Condições de trabalho  É a eficiência que não aplica apenas nos métodos científicos e aos incentivos salarial, mas também as condições de trabalho.

 Padronização  Tem por objetivo eliminar os desperdícios e incrementar os níveis de eficiência.

 Supervisão funcional  É a demonstração funcional que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade, onde cada área terá seu supervisor.

3. No que consiste o principio de exceção. Dê um exemplo.

R: É um sistema de informação que apresenta seus dados somente quando os resultados efetivamente verificados na prática divergem ou se distanciam dos resultados previstos em algum programa.

4. Qual é a sua visão em relação à Teoria Científica de Taylor, quais os principais pontos e que vantagens essa teoria trouxe as empresas?

R: Ele usa as técnicas que utilizam os operários para a direção, a teoria de baixo para cima, podem dar oportunidade aos operários para realizarem suas próprias metas ou objetivos e ficando gratos pela produção, onde incentivam os operários a produzirem mais.

5. Que tipo de inovação foi proporcionada por Henry Ford em sua empresa? Quais diferenças você pode constatar em relação aos processos de produção adotados por Taylor em sua Teoria. Na sua opinião foi melhorado ou piorado o processo de produção?

R: Ford fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos, racionalização da produção, idealizou a linha de montagem o que lhe permitiu a produção em série, o método que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. A condição para a existência da produção em massa (série) é a capacidade de consumo real ou potencial. As diferenças foi o alcance da classe media inclusive dos operários que o fabricavam, o baixo preço, salário elevados e facilidades de créditos. E o processo de produção melhorou referentes essas mudanças.

6. Quais são os três aspectos que suportam o sistema de produção em massa proposto por Ford?

R: Os três aspectos:

 O processo produtivo deve ser planejado, ordenado e continuo.

 O trabalhador deve receber o trabalho que deve ser feito.

 Os fluxos de operações devem ser avaliados de forma continua para evitar desperdícios e incrementar os níveis de eficiência.

7. Cite as criticas em relação à teoria Cientifica de Taylor, explicando pelo menos dois.

R: Criticas:

 Recompensas salariais

 Enfoque mecanicista do homem

 Abordagem fechada  não faz referencia ao ambiente externo direto e indireto da empresa, que podem aumentar a produção.

 Superespecialização do operário  O operário toma-se cada vez mais um especialista, onde desenvolvem tarefas cada vez mais repetitivas, monótonas e desarticuladas do processo como um todo.

 Exploração dos operários  É a exploração dos operários em prol dos interesses patronais, onde se assegura o máximo de prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo para o funcionário.

8. Quais as principais diferenças entre Taylor e Fayol?

R: Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados, era possível medir o tempo necessário para a execução de cada tarefa e determinava um padrão para todos os trabalhadores. Fayol para ele os princípios da administração eram mais flexíveis, ele preservava o fator humano, sempre presente nas organizações, que defendia a harmonia entre os empregados e os incentivos materiais e salariais.

9. Qual parte da organização era especialmente focada na teoria administrativa de Fayol, através de que fatores ela iria alcançar eficácia e lucro aos seus acionistas?

R: É à parte dos princípios da administração geral e o fator para alcançar a eficácia é a função técnica que relaciona com a produção de bens ou serviços e para alcançar o lucro é a função comercial que relaciona com vendas, comprar e permutação.

10. No que consiste o chamado processo administrativo de Fayol. Enumere-os e explique-os.

R: Os conceitos administrativos consistem em:

 Prever  Visualizar o futuro e programar a ação.

 Organizar  Constitui o duplo organismo material e social da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com