TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Clássica da Administração:Administração Científica e Teoria Clássica da Administração: Taylorismo, Fordismo e Fayol

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

A Administração Científica ou Taylorismo, adepta por Frederick WinslowTaylor, também conhecido como o pai da Administração, tinha como ênfase as tarefas executadas pelos operários, sendo sua maior preocupação aumentar a produtividade e a eficiência do nível operacional das empresas, tendo como foco a divisão do trabalho, as tarefas e a separação dos cargos.Em busca por melhorias na execução das tarefas, Taylor fundamentou sua teoria, com um estudo a fundo e minucioso dos tempos e movimentos, a fim de eliminar perdas e desperdícios, elevando os níveis de produtividade com mais eficácia.Por essa razão, afirma-se que a Administração Científica parte de baixo para cima, ou seja, das partes operárias para toda a organização.

Sobretudo, destaca-se que a partir do crescimento que as empresas vinham obtendo, necessitavam cada vez mais de um método que fosse capaz de aumentar a eficiência de uma forma a diminuir os desperdícios e aumentar a produção. Logo, o teórico procurou introduzir métodos planejados para a execução de tais tarefas, de tal forma que estas fossem realizadas pelos operários de maneira eficiente por meio da padronização e divisão das mesmas, com isso os tornavam especialistas, o que reduziam prazos e custos.

Já o então Engenheiro e fundador da Teoria Clássica da Administração, o Francês Henri Fayol, idealizou sua teoria tendo como ênfase a estrutura das organizações em si. Diferente de Taylor, Fayol a desenvolveu com o objetivo de aumentar a eficiência das empresas por meio das organizações e da aplicação de princípios gerais da Administração. Entretanto, ele define como sendo o ato administrativo baseando-se em cinco princípios: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, através destes constituindo o chamado processo administrativo.

Contudo, em seu contexto histórico o Fordismo foi desenvolvido no século XX por Henry Ford, fundador de uma das marcas mais famosa de automóveis norte-americana, a Ford MOTORCOMPANY, que revolucionou a indústria com seu modelo T. Ele fundamentou sua Teoria baseando-se por meio da racionalização da produção, idealizando a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, melhor explicando, um método moderno onde permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. Ford tinha como objetivo reduzir ao máximo os custos de produção, desta forma,também gerava baixos salários, deixando os trabalhadores a mercê de um trabalho desgastante e repetitivo.

Enfatiza-se que o fordismo é a renovação e o aperfeiçoamento do sistema Taylorista, ao implementar às suas fábricas por meio da introdução, uma esteira rolante que percorria toda a linha de montagem, transportando o objeto de trabalho em suas diferentes fases, fazendo com que as atividades produtivas fossem executadas em pontos fixos. Com isto, além da eliminação de tempo e movimentos necessários para o trabalhador chegar até sua tarefa, o modelo fordista possibilitou também que o controle do trabalho saísse do âmbito individual e passasse a ser realizado de forma coletiva.

Concluindo, na realidade essas teorias têm ambos objetivos comuns, ou seja, a eficiência das organizações nas empresas, fazendo com que funcione de tal forma a eliminar desperdícios de trabalho e tempo, elevando seu nível de produtividade e gerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com