TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec Administração

Monografias: Tec Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  7.477 Palavras (30 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

DENISE CRISTINE PAIVA RA: 432318

NATALIA FIGUEIREDO MENDES RA: 415099

NATALY LOPES SOARES RA: 421579

SUELENE ASSIS DE OLIVEIRA RA: 443811

SYLVIA HELENA DAVI D. RODRIGUES RA: 413446

Aparecida de Goiânia – GO

Abril - 2014

DENISE CRISTINE PAIVA

NATALIA FIGUEIREDO MENDES

NATALY LOPES SOARES

SUELENE ASSIS DE OLIVEIRA

SYLVIA HELENA DAVI D. RODRIGUES

TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Tecnologia de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Técnicas de Administração de Pessoal aplicado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos III.

Profª EAD: Dante Bonetti de Freitas

Aparecida de Goiânia – GO

Abril – 2014.

INTRODUÇÃO

A participação do RH nas empresas é tão fundamental quanto o enxugamento das tarefas meramente operacionais da área. Aí que entra o essencial papel estratégico do departamento, que é uma boa solução para as empresas que querem aumentar seus resultados, obtendo lucros. A estratégia utilizada no departamento de Recursos Humanos pode ajudar as empresas com ações de melhoria, que incentivam os colaboradores para que coloquem seus clientes também em primeiro lugar. Esses atos fazem toda a diferença.

O profissional do RH deve desenvolver suas competências e programar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista. Atualmente uma das tarefas mais difíceis de em uma empresa é justamente reter talentos na organização. A importância de ter a área de recursos humanos na empresa é tornar o ambiente mais humano, com intenção de reter talento. A função do profissional de RH é incentivar e motivar pessoas a fornecer o melhor de si, comprometendo-se com a empresa e envolvendo-se de forma a colaborar com o crescimento e com o faturamento da organização.

É necessário que as micro-empresas e empresas de pequeno porte, deveriam ter a preocupação em trabalhar com equipes de recursos humanos, ou em conjunto com o serviço terceirizado, tais como escritórios de contabilidade e assessoria empresarial. Poiso profissional de recursos humanos mesmo trabalhando de forma indireta com a organização, conseguiria ajudar e interagir melhor com os colaboradores da organização, através do gestor de recursos humanos da empresa. Uma parceria fundamental em tempos de reter talentos e incentivar o crescimento da organização.

DESENVOLVIMENTO

O Setor de Administração de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela empresa. A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos. Sendo também o setor responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função. Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de freqüência. Cabe ao setor efetuar o controle de freqüência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. A administração de pessoal necessita estar constantemente a par das modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto a vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos.O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais. Assim, podemos organizar da seguinte maneira:

DEPARTAMENTO PESSOAL

SETOR DE ADMISSÃO SETOR DE COMPENSAÇÃO SETOR DE DESLIGAMENTO

Atribuições:

Recrutamento e Seleção

Integração

Registro Atribuições:

Jornada de Trabalho

Folha de Pagamento

Benefícios

Tributação Atribuições:

Rescisão do contrato de Trabalho

Justiça do Trabalho

Fiscalização

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho inicialmente consistia em apresentar qual a contribuição do setor de Recursos Humanos nas empresas, depois se tornou objetivo para ajudar as pessoas a entender as noções básicas e a principais atividades dessa área administrativa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com