TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelia

Ensaios: Tecido Epitelia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

Tecido Epitelial

Funções:Revestimento: na pele;Proteção;Absorção: no intestino;Secreção: nas glândulas;Percepção de estímulos: o neuroepitélio e o gustativo.

Características:Células justapostas formando folhetos ou aglomerados tridimensionais;Forma de células variadas, demonstram pouco espaço intercelular e pouca matriz extracelular;São avascularizados;

Tipos de Epitélios: Epitélios de revestimento: As células são organizadas em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do mesmo. Podem ser classificados de acordo com:

o Números de camadas de células:Simples: contém uma só camada de células;Estratificado: contém mais de uma camada;Pseudo-estratificado: camada única de células de tamanhos diferentes;

o Forma das células:Pavimentoso:células achatadas;Cúbico: células cúbicas;Prismático,colunar/cilíndrico: células cilindricas;Transição: várias camadas de células cujo formato varia conforme a distensão ou relaxamento dos órgãos.

Epitélio Simples Pavimentoso: segmentos delgadas da alça de henle; Epitélio Simples Cúbico: ductos de muitas glândulas do corpo, túbulos renais; Epitélio Simples Cilindrico: mucosa do intestino delgado; Epitélio Estratificado Pavimentoso Não-queratinizado:bastante espesso, reveste superfícies úmidas; Epitélio Estratificado Pavimentoso Queratinizado: camada superficial constituída por camadas de células mortas, anucleadas, sem organelas e com citoplasma preenchido com filamentos de queratina; epiderme da pele; Epitélio Estratificado Cubico: ducto de gls sudoríparas; Epitélio Estratificado Cilindrico: poucas áreas (conjuntiva do olho, e ductos secretores); Epitélio de Transição: mucosa do trato urinário; Epitélio Pseudo-estratificado cilindrico ciliado: epididimo e a traqueia.

o Células polarizadas, a porção da célula voltada para o tecido conjuntivo é denominada porção basal ou pólo basal, a extremidade oposta é denominada porção apical ou pólo apical e a superfície de células epiteliais que confrontam células vizinhas são denominadas paredes laterais.

• Domínio Apical: Microvilos: projeções da membrana em forma de dedos de uma luva. Tem a função de absorção. São encontradas nas células do intestino. Estereocílios: são projeções celulares longas, parecidas com cílios, com a função de facilitar o transito de moléculas. São encontrados nas células do epidídimo e do ducto deferente. Cílios: São projeções móveis, semelhantes a pêlos, Função de propulsão do muco e de outras substâncias na superfície do epitélio; Ex: Traqueia; Flagelos: Estrutura semelhante a dos cílios, porém são mais longos e limitados a um por célula; Em humanos, estão presentes apenas nos espermatozóides.

• Domínio basolateral: 1) Membrana das superfícies laterais( Complexos juncionais: mantêm unidas as céls. Epiteliais); Junções comunicantes: comunicação intercelular.

• Zônulas de oclusão : Localizadas entre as membranas plasmáticas adjacentes, na região mais próxima das uperfície apical, entre as céls. Epiteliais; Formam um “cinturão” que envolve toda a circunferência apical da célula (próximo ao domínio apical);União de proteínas:claudinas e ocludinas,participação de caderinas (ZO1,ZO2,ZO3); Função: promover uma “vedação” que impeça o movimento de substâncias por entre as células;

• Zônulas de adesão: Localizadas logo abaixo das zônulas de oclusão e também envolvem todo o perímetro apical da célula (“cinturão”) ◦;Contribui para a aderência entre células vizinhas (participação das caderinas); As caderinas ligam-se umas às outras no espaço intercelular e aos filamentos de actina intracelularmente (trama terminal); Não apenas une as membranas plasmáticas, mas também associa o citoesqueleto das células vizinhas.

• Desmossomas :São junções semelhantes a “pontos de solda”, localizadas ao longo das membranas plasmáticas laterais da célula ; Realiza a aderência intercelular;Junções comunicantes : São regiões de comunicação intercelular, que permitem a passagem de pequenas moléculas entre os citoplasmas de céls.adjacentes (ex: íons, alguns hormônios) Constituídas por proteínas formadoras de canal (conexinas) conexons (poros).

• 2) Membrana da superfície basal: Lâmina basal ( Estrutura de suporte extracelular secretada pelas células epiteliais ; Localizada no limite entre o epitélio e o tecido conjuntivo subjacente ; Constituída por uma lâmina lúcida(laminina) e uma lâmina densa (colágeno IV); Invaginações da membrana plasmática( Estruturas semelhantes a “dedos”, que aumentam a área de superfície da membrana plasmática basal; Comum em epitélios envolvidos no transporte de íons; Promovem separação de compartimentos citoplasmáticos ricos em mitocôndrias); Ex: Túbulos renais e ductos estriados de glândulas salivares; Hemidesmossomas( Se assemelham a “metades de desmossomas”; Atuam aderindo a superfície basal da membrana plasmática à lâmina basal); As proteínas transmembranares de ligação são as integrinas; Se ligam à laminina e ao colágeno IV da lâmina basal

Epitélios glandulares: São constituídos por células especializadas na atividade de secreção.Dividas em duas porções:Parênquima: unidades secretoras +ductos; Estroma: elementos de sustentação (sustentam o parênquima);Ex:de produtos de secreção: Hormônio polipeptídico (hipófise); Substância oleosa (gls. ceruminosas); Muco (céls. caliciformes); Leite (gls. mamárias);Tipos de glândulas:Exócrinas: secretam seus produtos através de ductos para a superfície epitelial da qual foram originadas;Ex:gls sudoríparas, sebáceas; Endócrinas: não possuem ductos e eliminam suas secreções para o vaso,(hormônios)

Critérios de classificação das glândulas exócrinas:

 De acordo com a ramificação do ducto:Simples: têm somente um ducto não-ramificado;Compostas: têm ductos ramificados.

 De acordo com a forma da porção secretora:Tubulosas: têm a porção secretora em forma de tubo;Acinosas: têm a porção secretora em forma de esfera ou arredondada.

 Modo de eliminação de secreção:Holócrinas: o produto de secreção é eliminado juntamente com toda a célula (glândulas sebáceas);Apócrinas: o produto de secreção é descarregado junto com porções do citoplasma apical (glândulas mamárias);Merócrinas: a secreção é eliminada pela célula por meio de exocitose, sem perda de outro material celular.

 Tipos de secreção:Serosas: têm secreção fluída e rica em proteínas(glicoproteinas), ex: secreção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com