TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Dietetica

Dissertações: Tecnica Dietetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Pré-Preparo dos Alimentos

No pré-preparo de alimentos tais como, vegetais, massas alimentícias deve haver bancadas de preferência material liso, resistente, e de fácil higienização.

É importante que produtos perecíveis, quando manipulados em temperatura ambiente não passe de 30 minutos, evitando assim o risco de contaminação por microrganismo.

Procedimentos para Higienização

• Lavar folha por folha com água corrente potável.

• Desinfetar através de solução clorada por 15 minutos.

• Colocar em utensílios limpos e cobertos.

O descongelamento seguro deve ser realizado sob uma das formas:

• Refrigeração ( em câmara fria ou geladeira a 4 C ).

• Imersão ( em água com temperatura inferior a 21 C por 4 horas).

• Temperatura ambiente, é importante que seja em local sem contaminação ambiental ( vento, pó, excesso de pessoas, utensílios, etc.) ao atingir 3 C a 4 C deve-se continuar o degelo na geladeira.

Após o descongelamento é importante que o produto permaneça na geladeira a 4 C. Não é recomendado o recongelamento destes alimentos. Os únicos que podem ser congelados, são os alimentos crus semiprontos preparados com carnes descongelados, porém devem ser utilizados diretamente na cocção, atingindo no mínimo 74 C.

Os alimentos que foram retirados de suas embalagens originais, durante o pré-preparo para serem manipulados e armazenados crus sob refrigeração, devem ser identificados, principalmente aqueles que não tenham sido utilizados totalmente.

Ao abrirmos uma embalagem, é importante que seja guardada em recipientes adequados, por exemplo: plásticos lavados e desinfetados devem ser colocados uma etiqueta identificando o nome do produto e prazo de validade, pois depois de aberta sua validade diminui.

Além destes cuidados, os critérios de higiene devem ser adotados nas mesas/ bancadas de catação de cereais e leguminosas, como de equipamentos ultlizados para fatiação, moagem, trituração de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com