TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Dietetica

Exames: Tecnica Dietetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  2.076 Visualizações

Página 1 de 4

1-Diferencie o potencial de membrana do potencial de ação?

É uma rápida variação do potencial de repouso, ou seja, do potencial de negativo para o potencial de positivo com um rápido retorno para o potencial de repouso negativo, a membrana muda sua polaridade e depois volta ao normal. Essa variação rápida, que se propaga ao longo de uma dessas células, é denominado potencial de ação.

Potencial de membrana: é a diferença de voltagem elétrica através da membrana plasmática de uma célula.São causados pela ação dos transportes de íons embebidos na membrana,que matem concentrações iônicas viáveis dentro da célula.

2- O que é despolarização de uma célula?

É um evento que ocorre quando não há diferença de carga entre o exterior e o interior. Quando isso acontece, outros canais de íons, no axônio (canais de voltagem), são ativados, permitindo também a troca de íons do exterior para o interior, e vice-versa, elevando o potencial de voltagem para =30 m.V. Isto chama-se Potencial de Ação e permite que o impulso nervoso "viaje pelo axônio".

3- Qual a principal razão para o aparecimento de um potencial hiperpolarizante no final do ciclo de um potencial de ação?

Durante a maior parte do potencial de ação é impossível q um segundo estímulo produza um segundo potencial de ação e diz-se q a membrana está no período refratário absoluto. Este fenômeno ocorre pq os canais de sódio encontram-se inativados pela voltagem e não reabrem antes da membrana repolarizar. Durante a parte final do potencial de ação, a célula pode gerar um segundo potencial de ação desde q o estímulo seja muito superior ao limiar. Trata-se do período refratário relativo (que pode durar 10-15 ms) e coincide com o período da hiperpolarização pós-potencial. Durante o período refratário relativo, alguns dos canais de sódio dependentes da voltagem permanecem inativos e a condutância ao potássio está aumentada. Os períodos refratários limitam o número de potenciais de ação q pode ser produzido por uma membrana excitável num dado período de tempo.

4- O que queremos dizer quando nos referimos aos canais de sódio e potássio como sendo rápidos e lentos,respectivamente? Justifique.

5- Descreva detalhadamente o que ocorre no processo de repolarização da membrana plasmática durante o potencial de ação.

Em milésimos de segundos os canais de sódio se fecham,abrem os canais de potássio, repolarização da membrana.

6- Defina o que é uma transmissão sináptica.

Impulsos são transmitidos entre uma célula nervosa e outra célula através de sinapses. A transmissão é geralmente química, e o impulso no axônio pré-sináptico causa liberação de um neurotransmissor na terminação pré-sináptica. Este mediador químico é liberado na fenda sináptica e se liga a receptores específicos na célula pós-sináptica. Em algumas sinapses, a transmissão é puramente elétrica e em outras é mista elétrica - química.

7- O que é a condução saltatória causada pelas bainhas de mielina?

Com a mielina o impulso elétrico salta de um nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a distância inteira do axônio. Este tipo de condução de sinal é chamado de condução saltatória.

8- Qual é a relação entre o Nódulo de Ranvier e a bainha de mielina?

Nos axônios mielinizados existem regiões em q a bainha de mielina é descontinua, e q causam a existência de uma constrição (estrangulamento), essas regiões são chamadas de nódulo de Ranvier.

9- Como se dá a transmissão neuromuscular?Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com