TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Dietetica Na CHINA

Exames: Tecnica Dietetica Na CHINA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  6.276 Palavras (26 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 26

1. Costumes e Curiosidades da China

Este povo milenar foi o inventor de utilidades como a cerâmica e a porcelana, feitas de uma argila branca chamada caulim (daí surgiu a tão fascinante porcelana chinesa). Na lista das invenções, há também a seda cuja produção começou em 2.700 a.C., a bússola durante a Dinastia Qin, a pólvora para fogos de artifício e chamas de sinalização e o papel vindo da mistura da casca de amoreira, fibras de bambu e água.

Na China está localizada a única obra de todo o mundo que pode ser vista da Lua: a Grande Muralha. Na época da construção, os chineses garantem que foram erguidos inúmeros quilômetros de muro, no entanto, infelizmente, grande parte não existe mais. Já que o assunto são obras gigantescas, Hong Kong, por causa de seu estreito território, priorizou o crescimento vertical e têm arranha-céus como o Two International Finance Centre, com mais de 400 metros de altura.

Figura 1 – A grande muralha da China

Fonte: http://ultradownloads.com.br/papeis-de-parede/

Figura 2 - Two International Finance Centre

Fonte: http://valadares-funerarias-etc.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html

1.2 Urso Panda

A China é bastante conhecida também pelos dóceis ursos pandas que habitam as regiões montanhosas do país. Hoje, o animal é conhecido como o símbolo nacional da República Popular da China e em virtude de tal fama, o urso panda Jingjing, ao lado de outros personagens, foi o mascote dos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim. Inocente e esportista, Jingjing foi inspirado nas pinturas de porcelana da Dinastia Sung (960 d.C.) e simboliza a relação de respeito entre o homem e a natureza.

Figura 3- urso panda Jingjing

Fonte: http://portuguese.cri.cn/101/2006/05/15/1@43193.htm

2. Medicina Chinesa

Costumes se aliam ao exotismo na medicina, as curas seguem as tradições milenares de usar ingredientes exóticos nos chás como ervas variadas, cobras, lagartos etc. Tem Também a Medicina Tradicional Chinesa que é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem pontuados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo.

Figura 4 – Pontos da acupuntura

Fonte: http://lojaorganicuspn.blogspot.com.br/2009/11/medicina-tradicional-chinesa_04.html

A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

Este sistema beneficia de experimentação e aperfeiçoamento ininterrupto há vários milhares de anos: com ele se obtêm resultados mais rápidos e profundos em acupuntura. Sem ele, a acupuntura fica reduzida a uma prática empírica, sem história científica e de alcance muito mais limitado.

Toda a cultura chinesa assenta em duas teorias base: a teoria do yin/yang e a teoria dos cinco elementos. Toda a visão do mundo dos chineses nasce a partir destes dois princípios básicos. A medicina chinesa, como legado cultural chinês, aplica estes princípios à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu corpo de saber científico tradicional.

Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em patologias tais como:

 Bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, hipertensão arterial;

 Úlcera peptídica, disfunção biliar, diabetes miletos, acne, dermatite, reumatismo;

 Má posição fetal, hemorróidas, celulite, obesidade, insônias, obstipação, alcoolismo, dores articulares, prostatite, incontinência urinária e fecal;

 Enurese, síndrome de ménierre, ciática, nevralgia do trigémio, polinefrite, cefaléias, depressão, neuroses psíquicas, torcicolite, tenossinovite, tabagismo;

 Gripe, tosse, tonturas e vertigens, tinitus (zumbidos), angina de peito, otites, impotência sexual, problemas menstruais, síndrome menopáusica e patologias da mama.

2.1 Em que consiste uma consulta de MTC?

Numa consulta de MTC é feito um diagnóstico energético demorado e completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua e um diálogo que ajude a clarificar os sintomas e causas presentes (tendo em conta também o contexto social do paciente).

Quando completo o diagnóstico, o Especialista prescreve os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das várias técnicas de MTC: Acupuntura, Fitoterapia e Massagem. É provável que o paciente receba ainda algumas recomendações de Dietética. Pode acontecer também que lhe seja recomendado iniciar uma prática pessoal de Ginástica Energética (Chikung).

3. Pés das chinesas

Os pés das chinesas, conhecidos no mundo todo como muito pequenos são assim por conceito tido como vaidade, portanto, as mulheres se torturavam em busca desta perfeição. Para que elas chegassem ao resultado esperado, reza a lenda que tiras de pano eram amarradas nos pés (tão fortes que chegavam a dobrar os dedos) e depois, colocavam os pés em sapatos muito pequenos que moldariam no formato ideal de beleza.

Figura 5- Sapatos utilizados pelas chinesas

Fonte: http://veja.abril.com.br/141009/afinal-para-onde-vai-especie-p-100.shtml

Figura 6- Pé de uma chinesa

Fonte: http://tudosuperinteressante.blogspot.com.br/2010/12/chinesas-triste-historia-dos-pes_4970.html

4. Cultura e tradições na China

A República Popular da China é um país com uma enorme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com