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Tecnicas De Negociacao

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Por:   •  1/6/2014  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

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Origem e conceitos da Ética

Desde os primórdios, a humanidade em evolução busca adaptações ao meio, segundo atitudes

oriundas do grupo a que pertence. Ao longo desse processo surgem os pensadores que vêm

contribuir com a ordenação e organização das condutas, assim também a Ética, vem

incorporando em seu significado os pensamentos e idéias de pensadores que até hoje

influenciam as ações de pessoas comprometidas com atitudes éticas, sendo assim importante

apresentar as considerações:

[...] seja na versão platônica, seja na versão aristotélica a concepção antiga da

divisão do saber ou da diferenciação da razão, recebida sem modificação notável na

idade média, admite a filosofia ou o saber teórico, [...] na tradição antigo-medieval,

alimentada pela preeminência platônica da idéia do Bem e pela celebração

aristotélica da theoria ao fim da Ética de Nicômaco, a Ética permanece

estruturalmente ordenada ao conhecimento metafísico do Bem, e é, como tal, um

saber formalmente filosófico. [...] é, pois, um saber eminentemente ordenador e,

como tal, sabedoria, capaz de oferecer um fundamento racional à ordenação da

conduta humana, ou seja a Ética. [...] (VAZ, 2002:62).

Como se pode observar, Vaz considera, portanto que a Ética é o que fundamenta

racionalmente a conduta humana. O que é por ele ratificado com a informação:

A Ética teve lugar na seqüência de uma evolução do espírito grego análoga à que se

verifica em nosso tempo. Ela acompanhou a transformação da sociedade arcaica

nas cidades industriosas e democráticas da Jônia e Ática, tendo Atenas à sua frente.

[...] apresenta-se, em primeiro lugar, o problema do trabalho e da riqueza, depois o

problema da cultura e finalmente o problema do “bem agir” e do “bem viver” ou da

Ética. Os primeiros filósofos e legisladores, os Sofistas e Sócrates assinalam esses

três momentos que antecipam de maneira exemplar, outros ciclos que se repetirão

na história da civilização ocidental. Essa evocação das origens da Ética contém uma

lição importante para nós, pois mostra-nos que a legitimação social da Razão

demonstrativa e o lugar privilegiado que passa a ocupar na esfera simbólica da

sociedade, e ao mesmo tempo em que provocam a perda da força de coesão do

ethos tradicional, despertam a necessidade imperativa de explicar, organizar e

justificar criticamente a racionalidade implícita desse ethos, tarefa que cabe

exatamente a Ética. Ela se constitui como ciência dos costumes transmitidos na

sociedade, dos estilos permanentes do agir dos indivíduos (hábitos), bem como da

comprovação crítica dos novos valores que a evolução da sociedade faz surgir

(2002:56)

Desde o início desse milênio se observa que a “Ética tem sido entendida como a ciência da

conduta humana perante o ser e seus semelhantes”.(SÁ, 2001:15), porém, nesse sentido, ela já

era objeto de análise dos pensadores clássicos que consideravam serem relevantes os

aspectos:

1º Como ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que

devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do

homem. Nesse aspecto o homem torna-se centro da observação, em consonância

com o meio que lhe envolve.Cuida das formas ideais das ações humanas e busca a

essência do Ser, procurando conexões entre o material e o espiritual

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Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007

2º Como ciência que busca os modelos da conduta conveniente, objetiva dos seres

humanos. A correlação nesse aspecto, é objetiva, entre o homem e o seu ambiente.

(SÁ, 2001:16)

O mesmo autor ainda esclarece que o alicerce, efetuado pelos clássicos, fundamenta estudos

da atualidade visto que:

[...] não se conseguiu totalmente se modificar. [...] apenas aprimorou-se e

acrescentou-se algo, através dos maiores recursos de que hoje dispomos em face

...

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