TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnics De Administraçao

Artigos Científicos: Tecnics De Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

De acordo com as técnicas de administração dentro de uma organização que visa um amplo crescimento, reconhecimento, e aproveitamento de seu pessoal, apresentaremos um breve relato de processos existentes num âmbito de gestão de pessoal. Antes de realizarmos a admissão de um colaborador, é preciso fazer com que ele passe pelo processo de recrutamento e seleção, que poderá ser feito de diversas formas, atendendo a necessidade da empresa.

Através deste, é possível conhecer as habilidades e atribuições de um futuro colaborador (funcionário) analisando se o mesmo encontra-se apto a exercer com excelência a sua função. O setor de admissão de pessoal tem por atribuição a responsabilidade de cuidar de todo processo de integração na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem inicio na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da Legislação Trabalhista.

Admissão é o compromisso estabelecido entre o empregador e o empregado, na qual ocorre através de um contrato (com diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT), que o empregado se responsabilize em executar com respeito e dedicação a sua função.

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa, essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Quando a rotina é mal realizada ou não é cumprida, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos, dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.

Com relação aos documentos que podem ser exigidos e constam da condição legal para a admissão do empregado, podemos citar: O exame Admissional (documento obrigatório);Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Identidade e CPF; Título de eleitor e Certificado de Reservista; Comprovante de escolaridade; Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos ou de maiores incapazes (quando houver); Comprovante de frequência à escola das crianças a partir de 7 anos de idade; Atestado de vacinação ou documento equivalente para crianças até 6 anos; Outros documentos que se fizer necessário para fins de comprovação.

Em relação aos contratos podemos falar do contrato de experiência que é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado, da mesma forma, o empregado, na vigência do referido, verificará se adapta-se à estrutura hierárquica do empregador, bem como às condições de trabalho a que está subordinado.Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, e Enunciado TST nº 188, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência possa sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. Verificamos que dentro da CLT existem inúmeras normas que o empregado e o empregador devem cumprir em relação ao horário de trabalho, horas extras, férias, rescisões, décimo terceiro, insalubridade, periculosidade, adicional noturno, descontos, faltas, benefícios etc. Ao longo desse trabalho apresentaremos o que cada item relata e dentro do financeiro como é feito os cálculos respectivos. Antigamente existia uma confusão entre Recursos Humanos e Departamento De Pessoal, pois era considerado a mesma coisa, hoje vemos que esses departamentos são distintos mais atuam juntos, dentro de uma organização, vemos que um concilia com o outro, Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa, é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas, cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários e a organização, ministram palestras sobre motivação, fazem trabalhos voltados para as relações socio-afetivas dos funcionários voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento de ambas as partes. Já o DP (departamento de pessoal), sé responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das ctps, calcula os tributos para pagamento, cuida da parte demissional, dos direitos e deveres, lembrando que hoje em dia um ajuda o outro sempre voltado para o mesmo objetivo.

Apresentaremos como um departamento de pessoal pode manter sua rotina de trabalho dentro das normas da CLT com ordem e eficácia. É simples, basta à empresa procurar cumprir as leis de maneira correta, que assim provavelmente os processos trabalhistas serão mínimos, as reclamações escassas e o crescimento de ambos bem oportunos, onde o trabalho, a produção e a estabilidade será uma marca garantida.

DEPARTAMENTO DE PESSOAL

PLANOS E SEGREGOS DO SEU SUCESSO NA ORGANIZAÇÃO

Atualmente as grandes empresas tem dividido o departamento de Recursos Humanos (RH) em setor de Rh e setor de pessoal, que se diferenciam, pois o setor de Rh lida com a parte comportamental e gestão de pessoas em contra partida o setor pessoal é o operacional, realizando os processos propriamente ditos. O profissional que exerce função no setor de pessoal tem como atividade administrar, controlar e elaborar a folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisões de contrato e encargos sociais, verificando sempre as atualizações na legislação. É o departamento responsável pela “vida” do empregado na empresa, desde o inicio até o final de seu contrato. A sua organização e seu bom funcionamento irá assegura-lo de que todos os seus direitos trabalhistas sejam garantidos. O setor de RH por sua vez tem a finalidade de recrutamento, seleção de empregados, atividades de integração. Em um ambiente de trabalho, laços são formados e uma segunda família cresce a partir destes contatos diários. Sem que percebamos, os que estão ao nosso redor passam a nos observar e avaliar a cada atitude, pois essas relações, diferentes das familiares, são baseadas em interesses profissionais. Este convívio é frequentemente analisado por profissionais que têm como objetivo buscar melhorar as relações interpessoais, também como a satisfação individual do funcionário, visando melhores resultados no conjunto do trabalho. O Departamento de Pessoal da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com