TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Polos – Centro de Educação a Distância (CEAD)

1º Bimestre

Jessica Ribeiro Pessôa Martins

RA: 9366314937

Projeto Interdisciplinar aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Relatório Final Prointer I

Professor Tutor: Roberta M. C. Chaves

Presidente Prudente – S.P.

2015

Jessica Ribeiro Pessôa Martins

RA: 9366314937

Jessica Ribeiro Pessôa Martins

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Professor Tutor: Roberta M. C. Chaves

Presidente Prudente – S.P.

2015

Plano de Negócios

CONCEITO  DE PLANO DE NEGÓCIOS

Uma empresa não é feita apenas por nossos desejos, por nossa imaginação, ou pelo nosso querer, mas sabemos que é assim que tudo começa, no entanto abrir uma empresa nunca é fácil e não se sabe se iniciar esse negócio será viável, para isso utiliza-se o Plano de Negócios, ou Business Plan, que tem como base auxiliar nessa ideia.

O Plano de Negócios pode trazer importantes benefícios no processo de abertura e no desenvolvimento da empresa por isso é necessário saber utilizá-lo, pois é através dele que serão tomadas atitudes que poderão mudar o rumo da empresa. Ele é uma ferramenta utilizada para ajudar a realizar projetos e até mesmo para solucionar problemas empresariais através do planejamento teórico, podendo ser visualizados os resultados antes de ser colocados em prática, nele deve incluir as informações verídicas e atualizadas sem conter qualquer informação falsa sobre a ação de que se deseja tomar, pois tem como prioridade ajudar a prevenir da teoria acontecimentos que possam vir prejudicar a organização fazendo com que antes de tomar a decisão já temos conhecimento do que possa vir a acontecer na prática.

Sendo assim nessa ferramenta teremos uma visualização de sucesso ou de fracasso que possa vir a acontecer no futuro.

Essa ferramenta não é obrigatória , mas é vital para os que almejam ver a empresa fluindo bem, esta ferramenta está se tornando uma poderosa fonte de muitos empreendedores na tomada de decisão dentro de sua organização, mas o Business Plan pode levar ao fracasso se não souber administrá-lo, é sempre bom fazer uma revisão, verificar se os dados inseridos estão corretos e jamais colocar informações a mais ou a menos e seria interessante estar passando esse documento para terceiros da mesma área ou áreas afins, pois eles verão erros os quais quem fez pode não perceber.

BENEFÍCIOS QUE ELE TRÁS PARA A EMPRESA

Há muitos empreendedores que acham complicado fazer e vão logo abrindo a empresa sem fazê-lo, elaborá-lo não é fácil, pois exige muita dedicação pelo fato de haver muitas etapas que devem ser acompanhadas passo a passo para que não ocorram erros nos resultados, mas para isso há empresas e pessoas especializadas para elaborá-lo cobrando um determinado valor. Citado por (Gonçalves, 2013): “Se parece ruim para você pagar para fazer um Plano de Negócios, lhe garanto ruim mesmo é não ter um Plano de Negócios”

No entanto é melhor fazer um Plano de Negócios e cometer o erro na teoria do que não fazer e cometer o erro na prática. As oportunidades para alcançar o alvo começam quando essa ferramenta é utilizada dentro e para a abertura das empresas, pois o empreendedor passará as informações no documento e através dos resultados ele estará preparado para traçar os passos que ele terá que percorrer para alcançar o sucesso.

O administrador ao abrir uma empresa tem suas dúvidas de que estratégia terá que utilizar para enfrentar seus desafios, a concorrência, qual será seu público alvo, no entanto se elaborar um Plano de Negócios, ele terá os resultados que irá orientá-lo nas decisões a tomar para se  precaver dos problemas que possa vira enfrentar, esse documento ajuda também a empresas que já estão abertas e passam por problemas financeiros.

Ou seja o Plano de Negócios tem como vantagens evitar e corrigir problemas e mostrar as oportunidades no negócio ajudando na administração da empresa, ajudando a identificar os pontos fortes e fracos em diversas áreas importantes para a gestão de um negócio, informando detalhes sobre o seu ramo, os produtos es erviços que irá oferecer, clientes, concorrentes , fornecedores, etc....

Logo se observa que abrir uma empresa é difícil, mas fechá-la por não ter tido uma boa administração sobre ela é pior, no entanto o Business Plan serve para orientar nos resultados da empresa sendo assim, evitando qualquer prejuízo.

POR QUE UTILIZAR O PLANO DE NEGÓCIOS

O empreendedor a partir do momento que imagina abrir uma empresa, ele já irá ter o apoio do Plano de Negócios, que irá acompanha-lo do início ao fim de sua ideia, ou até mesmo em um planejamento estratégico ou plano de marketing para melhorar o seu negócio.

Hoje em dia não se usa somente o Plano de Negócios, pois com o passar dos tempos e com o aumento das tecnologias já foram criados várias formas de auxílio empresarial, mas o Plano de Negócios devido às vantagens que ele pode oferecer às empresas está sendo a ferramenta mais utilizada dentro das organizações e até mesmo pelos pequenos empreendedores que apenas estão pensando em abrir uma empresa.

Comparando com as outras ferramentas, o Plano de Negócios é muito mais prático, rápido e seguro, algumas pessoas acreditam que essa ferramenta será um investimento seguro e não irão ocasionar prejuízos a empresa.

Mas essas dúvidas podem ser resolvidas a  partir de pesquisas que comprovarão que o Plano de Negócios é a melhor solução para quem está querendo tirar sua ideia do imaginário, e colocar em prática através do Plano de Negócios e posteriormente pôr em prática e também para aquele empreendedor que já não sabe mais o que fazer para ter um planejamento estratégico bom e de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com