TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhas

Tese: Telhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação

Ao longo dos anos, têm surgido muitos produtos alternativos à telha cerâmica. Porém, constatamos que por mais que surjam novos produtos para coberturas, geralmente são mais caras ou de menor eficiência, sem falarmos nas vantagens térmicas da telha de barro e sua incontes tável durabilidade, atravessando centenas de anos com a mesma qualidade.

Testada e comprovada na Europa através dos séculos, no Brasil não foge a regra. Cidades como Olinda, São Luis, Recife, Ouro Preto, ostentam antigas coberturas com telhas cerâmicas. Será que os atuais produtos alternativos atingirão com eficiência esta idade?

Nelson Ely Filho.

Resumo Histórico

O uso de telhas cerâmicas no país ocorre desde o descobrimento do Brasil e o componente cerâmico que deu origem aos demais tipos de peças tem sua forma semelhante ao canal pelo qual escoa a água. Inicialmente, as telhas eram conformadas manualmente com mão-de-obra escrava, onde estes as moldavam nas suas pernas, de acordo com o depoimento de antigos oleiros. Tal registro pode hoje ser constatado através de antigas peças que apresentam a forma da estrutura óssea humana.

Definição/Fabricação

As telhas cerâmicas são componentes utilizados para coberturas, empregadas praticamente em todas as regiões do país, apresentando variadas conformações e características técnicas.

Constituídas por argilas do tipo ilita e montmorilonita, geralmente com matéria-prima melhor selecionada e preparada, face às características que deverão ser compatíveis com a geometria e a utilização do produto.

A massa argilosa é conformada por extrusão com umidade entre 20% e 25% aproximadamente, na forma de um bastão com seção quadrada ou cilíndrica e cortadas em segmentos compatíveis com o volume da telha. Posteriormente são prensadas, obtendo-se a forma final do produto através do molde tipo macho e fêmea (de gesso, metal e borracha). Passam pelo processo de secagem e em seguida são queimadas a temperaturas entre 9000C e

11000C.

Atualmente há uma grande tendência do uso de telhas esmaltadas que se adaptam ao estilo e se harmonizam com os aspectos externos da obra, em cores variadas. Estas telhas podem ser obtidas pelos processos de biqueima (processo utilizado nos azulejos e louças sanitárias) e monoqueima.

As telhas, além de serem esmaltadas externamente, podem também apresentar esmaltação interna.

As peças esmaltadas não tem utilização em habitações de interesse social, devido ao custo elevado e as exigências com relação a sua fixação individual sobre a estrutura do telhado.

Tipos de telhas

Verificamos no país uma grande diversificação de telhas que variam de região para região, causando uma desordenação no mercado. Pois existem telhas de mesma forma mas com dimensões bastantes diferenciadas.

Desta forma, a ABNT e o lnmetro, visando disciplinar o mercado, decidiram normalizar apenas os seguintes tipos de telhas:

Capa e Canal (colonial, paulista e plan)

Francesa ou Marselhesa

Romana

Capa e Canal

Colonial: Esta telha caracteriza-se por apresentar o mesmo tipo de peça para a capa e o canal (largura iguais). São provenientes das primeiras telhas trazidas pelos portugueses na época do Brasil colonial.

Paulista: Este tipo de telha originou-se da telha colonial. Caracteriza-se por apresentar a capa com largura ligeiramente inferior ao canal. Em relação ao tipo colonial, ela propicia um movimento plástico diferenciado para os telhados.

Plan: Ë uma variação da telha tipo capa e canal, que apresenta forma retas. A aplicação destas telhas confere aos telhados características arquitetônicas bem diferenciadas em relação as telhas colonial e paulista.

Francesa ou Marselhesa

Também denominadas telhas de encaixe, caracterizam-se por apresentar em suas bordas saliências e reentrâncias que permitem o encaixe longitudinal e transversal entre os componentes na execução dos telhados.

Este tipo de telha é utilizada em grande parte nas edificações devido ao seu custo reduzido e as soluções razoáveis de conforto térmico obtidos. O uso das telhas francesas podem dispensar a aplicação de forro interior. No entanto, nos ambientes em que se necessita da melhoria de conforto térmico, podem conter forro em madeira ou em lajes de concreto.

Romana

Apresenta formato característico que se encaixa longitudinal e transversalmente, compondo vedos

estanques à água. Este tipo de telha foi recentemente normalizado (1996).

Outros tipos de telhas (não normalizadas)

Termoplan: Este tipo de telha é conformada apenas por extrusão e pelo fato de ser vasada (apresenta uma camada de ar), confere ao telhado uma boa solução de isolamento térmico para a habitação.

Portuguesa: possui características geométricas semelhantes às telhas romanas, apresentado apenas as bordas arredondadas como as telhas coloniais.

Estes dois tipos de telhas não são normalizadas, entretanto sua aplicação é relativamente comum no país. Como foi ressaltado anteriormente, existem vários tipos de telhas diferentes das referidas, principalmente com denominações regionais.

Principais vantagens das telhas cerâmicas

São pouco submetidas as variações dimensionais provenientes das ações térmicas, devido a radiação solar e a absorção de umidade;

Dispensam elementos adicionais ou acessórios específicos para a obtenção da impermeabilidade da cobertura, através do perfeito posicionamento e encaixe dos componentes;

Apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com