TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telhas

Artigo: Telhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

Telha Cerâmica

As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É uma das mais antigas formas de coberturas de edificações. É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%.

Especificações: As principais exigências que devem ser atendidas são:

- ausência de fissuras, esfoliações, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeito

- acoplamento entre as telhas;

- queima adequada e uniforme;

- peso reduzido;

- fraca absorção de água e impermeabilidade;

- regularidade de forma, dimensões e coloração;

- superfície sem rugosidade;

- arestas finas;

- baixa porosidade;

- resistência a flexão.

Conheça alguns tipos de telhas cerâmicas:

a) Telhas Francesas, planas de encaixe em suas bordas com saliências e reentrâncias. Ressalto na face inferior para apoio na ripa e outro (orelha de aramar) usada para eventual fixação à ripa em regiões com muito vento ou nas inclinações acentuadas.

b) Romana: telha plana com uma leve ondulação longitudinal, usada para o encaixe da capa com o canal, formado pela mesma telha invertida, cada uma ocupando aproximadamente a metade da telha.

c) Paulista, capa e canal em forma de meia-cana. Os canais que se apoiam acima das ripas com um ressalto na face inferior que têm uma largura maior; e as capas se apoiam sobre os canais, com largura menor; possuem uma reentrância para permitir o perfeito acoplamento com os canais e uma saliência inferior para o deslizamento da telha.

d) Colonial, com forma capa e canal iguais, com reentrâncias no lado convexo e um reentrância no lado côncavo.

e) Plan, telhas capa e canal, com formas acentuadamente retas, mas em princípio as mesmas características da telha colonial.

f) Termoplan: um tipo de capa e canal com bordas para encaixe lateral, possuindo uma camada interna da ar para proteção térmica da telha.

Telha de Concreto

As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.

As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.

Colocação das telhas de concreto.

As telhas de concreto devem ser aplicadas de baixo para

cima, e da direita para a esquerda.

Telhas de concreto (inclinação do pano).

A inclinação do pano é fator importante na feitura do telhado. Para inclinações maiores do que 96%, que equivale a um ângulo superior a 43º (graus), recomenda-se amarrar as telhas de concreto, utilizando arames galvanizados, pregos ou outros artefatos apropriados.

Telhas de concreto (pingadeira).

Se as telhas de concreto iniciais, forem utilizadas como pingadeiras, deve-se deixar a metade da capa lateral direita cobrindo a tabeira, protegendo a dos intempéries.

Telhas de concreto (capa lateral).

Se for utilizar a capa lateral, deve-se colocá-la, deixando parte dela protegendo a tabeira lateral.

Telhas de concreto (rufos).

Se for utilizar o rufo ou quaisquer outros acessórios, as telhas de concreto, devem serem colocadas faceando a tabeira lateral direita. Contudo para que a lateral esquerda receba o mesmo acabamento, o telhado deve ter sido modulado corretamente com a largura útil de 30 (trinta) centímetros.

Telhas de concreto (água furtada).

Para instalar as telhas de concreto na água furtada, é necessário cortá-las utilizando maquinário apropriado para um melhor acabamento.

Telhas de concreto (cumeeiras).

Um cuidado que deve ser bem observado no acabamento, é a cumeeira. Para que o acabamento do telhado fique perfeito, as telhas de concreto devem estar muito bem cortadas.

Telha de Fibrocimento

As telhas de fibrocimento são fabricadas em diversos modelos, tamanhos e espessuras. Por sua versatilidade apresentam como diferencial a possibilidade de vencer vãos consideráveis sem o uso de apoios intermediários. Importante destacar serem leves, resistentes e esteticamente agradáveis. Alguns modelos permitem vencer vãos livres de até 7,0 m, com a execução de coberturas praticamente horizontais. Em virtude disso, existe um considerável ganho de espaço interno e redução de custos na estrutura de suporte do telhado.

Bonitas e resistentes, as telhas podem ser intercaladas com modelos de outro material, mas, sozinhas cobrem com muito charme e elegância o telhado todo, isolando completamente o ambiente, permitindo a necessária passagem de iluminação e ventilação,e proporcionando economia de energia elétrica.

Algumas características do produto:

- Apresentam diversos tamanhos e espessuras para escolha;

- São duráveis e de fácil manuseio;

- Podem ser pintadas para melhorar a estética ou o comportamento térmico do telhado

- Apresentam um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com