TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Atuais Em Educação

Ensaios: Temas Atuais Em Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01

Lei n° 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O ordenamento do Artigo 5° é contundente: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos direitos fundamentais.” O professor do caso acima deveria ter dado atenção a Cássia, repreendido a turma e orientado os alunos sobre o respeito ao próximo e aproveitado a situação para incluir no planejamento palestras e discussões dirigidas por deficientes físicos atletas já adultos contando suas experiências e mobilizando a comunidade escolar para combaterem o preconceito contra os portadores de alguma deficiência.

Questão 02

A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato, daí essas dessemelhanças culturais, políticas, raciais, etc foram construídas ao longo da história. E em relação a diversidade racial, a miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Atualmente as mulheres de etnia branca estão tendo no máximo dois filhos, já as pardas que geralmente concentra nas populações menos favorecidas não tem esse controle de natalidade, fazendo com que a população parda seja maior daqui uns anos e continuem sendo menos favorecida, ficando concentradas as riquezas na minoria de raça branca.

Questão 03

Na educação libertadora de Paulo Freire o educador e o educando aprendem juntos numa relação dinâmica e democrática, onde há condições de igualdade entre quem sabe e quem não sabe, entre quem pode e quem não pode e entre quem manda e quem obedece; formando assim educandos que se reconhecem como sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar a realidade. A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Questão 04

O uso de recursos de ensino tem constituído elemento importante na relação de ensino e aprendizagem, uma vez que este desperta e motiva o aluno a buscar o conhecimento, a utilização de tais recursos deve estar atrelada a um planejamento articulado com objetivos de ensino e com conteúdos. O professor se transforma em um estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, pesquisar e buscar, transformando assim a informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria.

Questão 05

Na escola comum, é ideal que haja professores que realizem esse atendimento, sendo que os mesmos precisam ser formados para ser professor e ter pleno domínio da Língua de Sinais, pois todas as atividades que os professores comumente desenvolvem oralmente com os alunos ouvintes devem se dar na Língua Brasileira de Sinais para os alunos surdos. E a produção textual deve se dar normalmente ao estudante surdo que experimenta a produção de textos às vezes mesmo sem o domínio da escrita alfabética. Durante essa produção, ele testa suas hipóteses sobre a escrita e, se a atividade é realizada em dupla, a troca com o colega pode propiciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com