TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas atuais em educação

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho, temos como objetivo refletir e discutir sobre temas atuais em educação.
Estão em destaque, duas perguntas que terão que ser respondidas, tendo como base         as disciplinas estudadas no semestre atual. As         questões abordadas são as seguintes, como usar as redes sociais a favor da aprendizagem e como defender a implantação da escola em tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas brasileiras. Enfatizando que os temas aqui citados acompanham um texto para a        discussão do         assunto.
Na resolução do tema das redes sociais, elaboramos um texto argumentativo considerando os pontos positivos ou vantagens e pontos negativos ou desvantagens, no processo de ensino aprendizagem, citando alternativas para o uso da tecnologia, a partir do fragmento do texto de Daniele Pechi, publicado na Revista Nova.
Sobre a implantação da escola em tempo integral, redigimos um texto argumentativo que defende esta questão, analisando da justificativa do estado, a importância da educação em tempo integral e as contribuições que essa educação pode trazer a formação do cidadão e do ser humano.


  1. DESENVOLVIMENTO

Redes sociais

As redes sociais no processo de ensino aprendizagem são de fundamental importância, já que estamos inseridos no mundo tecnológico, precisando acompanhá-lo. Temos como pontos positivos em relação ao uso desta ferramenta, a intenção de estimular o educando ao gosto pela pesquisa, leitura, postagens de trabalhos, acompanhar o professor em um blog ativo. Afinal em apenas um lugar, o educador pode compartilhar documentos, fotos, mapas ou trocar mensagens com alunos, podendo ser realizado tarefas escolares no mesmo. Pode ainda criar comunidades para discussões temáticas, aplicar testes e provas e também publicar a agenda de        atividades. 
O objetivo principal é ensinar o aluno a navegar de forma segura, positiva e eficaz, transformando a tecnologia em grande aliada no processo de ensino aprendizagem.
Sobre as vantagens de comunicação que existe nas redes sociais, devemos também ter em mente, as desvantagens que tais meios nos trazem. Por exemplo, o vício, onde as pessoas interagem apenas com o mundo virtual, as postagens de linguagens inadequadas, fotos constrangedoras ou posturas políticas polêmicas, a revelação sobre rotinas familiares e hábitos sendo perigoso via rede social. O mundo virtual         pode         ser tão arriscado quanto o        mundo real.        
As alternativas para o uso das redes sociais no processo ensino aprendizagem seria a implantação de um projeto escolar, visando atender as necessidades da escola e do aluno. Sendo que no mesmo teria a participação de uma comunidade virtual, por meio de escolas publicas.        Os alunos iriam pesquisar sobre temas que seriam lançados na rede ou comunidade virtual, abrindo debates sobre as experiências obtidas no próprio portal, gerando assim um intercâmbio de conhecimento da realidade de cada um.

Escola em tempo integral

A Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral vêm sendo debatidas atualmente com o objetivo de repensar a prática pedagógica, a organização do currículo e redimensionar o tempo e os espaços escolares no sentido de estabelecer uma política educacional voltado a ampliação de oportunidades        de aprendizagem. Legalmente, a oferta de Educação Integral encontra respaldo na Constituição Federal, artigos 205, 206, e 207; Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 9.089/90; LDB 9394/96, artigos 34 e 87; PNE, Lei 10.172/01; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais da Educação, Lei nº 11.494/07 e Resolução CNE/CEB Nº 7/10.
Então, repensar a escola e seus objetivos é uma questão emergente. Não algo distante que nos dá a lacuna para fazê-lo ou não, pois, como vimos acima já é algo firmado e consolidado na teoria.        Uma escola que seja voltada para o desenvolvimento pleno da pessoa, com igualdade de condições de acesso e permanência, garantia de padrões de qualidade e a possibilidade do pleno exercício da cidadania. Sendo assim, a ampliação das tarefas da escola contemporânea, além do currículo básico pressupõe uma visão de educação democrática, compromissada com a transformação social, diversidade, ética e cultura.
Neste contexto, as concepções e práticas da educação de tempo integral, baseadas na ampliação da jornada escolar, vêm promover a reestruturação da escola, respondendo aos desafios de seu tempo histórico. Mas, essa concepção não pode se limitar apenas ao aumento do tempo e do espaço nos projetos políticos pedagógicos das escolas que aderirem a este modelo de prática educativa. É necessário que se reconheça o sentido e a identidade de        cada         grupo. Os pressupostos da educação de tempo integral é a de que o estudante deve desenvolver a curiosidade, o questionamento, a observação, descobrir experimentar, identificar, relacionar, classificar, criar, jogar, debater, concluir, entre outras experiências formadoras. A escola deve auxiliar o aluno a se tornar um cidadão completo, inovador, empreendedor e onde os educadores sejam os mediadores entre educando e a educação. Deve-se pensar no aluno como um ser integral, que tem seus sonhos e desejos de crescimento e que deverá desenvolver-se em seus aspectos cognitivo, afetivo e social, sendo         a ele garantida a cidadania.Para alguns estudiosos e educadores, escola em tempo integral é confinamento, mas para outros, oportunidade. Para muitos alunos, as escolas são a única abertura para uma vida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com