TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendência Libertária

Dissertações: Tendência Libertária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

PEDAGOGIA LIBERTÁRIA

As Tendências Pedagógicas podem ser divididas em dois grupos: Liberal e Progressista.

A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. Divide-se em: Tradicional, Renovada Diretiva e Não-Diretiva e Tecnicista.

A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, são contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica, dando mais valor ao processo de aprendizagem grupal do que os conteúdos de ensino. Divide-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.

Como surgiu: As grandes desigualdades econômicas impostas pelo capitalismo industrial, levaram muitos pensadores a propor novas formas de organização e práticas de justiça social. Os idealistas do século XIX e

início do século XX, pensavam em melhorar o bem-estar da sociedade por meios coletivistas e conquistar o máximo de liberdade para o indivíduo.

Anarquismo

Principais nomes

Papel da Escola: A Pedagogia Libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.

Conteúdos de Ensino: As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. É um instrumento a mais, porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.

Avaliação: Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos.

Relação Professor-aluno: Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.

Métodos de Ensino: Vivência grupal, assembleias, reuniões.

Pressupostos da Aprendizagem: As formas burocráticas das instituições existentes, por seu traço de impessoalidade, comprometem o crescimento pessoal. A ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão visam favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com