TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenho sede, onde está a água?

Artigo: Tenho sede, onde está a água?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  Artigo  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Sinto sede, onde está a água?

É assim que se sente o estado de São Paulo, diante da maior escassez de água, de todos os tempos, a região metropolitana e muitas cidades do interior sofrem e pedem socorro.

Mas oque houve para chegarmos a esse ponto? São Paulo conhecida como a terra da garoa, uma cidade equilibrada onde possui reservatórios que até o momento todos achavam que eram infinitos pela imensidão de águas e pelo equilíbrio de nossa natureza em questão de chuvas fortes e de grandes precipitações. Oque aconteceu?

Hoje estamos enfrentando um grande período de estiagem causado por um efeito continuo de uma massa de ar quente que estacionou em nossa cidade afastando as chuvas que foram bem abaixo do esperado, baseado em pesquisas com relação há anos anteriores, porém esse não é o principal motivo dessa grande escassez.

Vamos lá, analisando de modo mais profundo devemos levar em consideração o crescimento de nossa população isso aumenta cada vez mais o consumo de água tanto urbanos quanto para agricultura e indústrias, pois com maior número de população maior sua produção e maior consumo.

Depois observamos o descaso de nossos governantes com relação a administração de nossos recursos hídricos, vendo que todo o nosso sistema de encanamentos estão precários por falta de manutenção, em vista desse descaso são desperdiçados 40% de toda captação.

Em seguida vamos colocar em pauta a destruição de nosso planeta causada pelo homem, pois o homem está destruindo tudo que toca, está desmatando nossas áreas verdes, São Paulo é um exemplo disso, pois é conhecida como a cidade de concreto, está cada vez mais difícil encontrar uma área verde ou um solo para sujarmos nossos pés, sendo assim a maior parte das águas de chuvas não são captadas pelo solo, e sim escoadas até os esgotos poluídos de nossa cidade.

O homem está poluindo nossos rios, pois o Tietê em nossa cidade por incrível que pareça um dia foi lugar de pesca, onde as pessoas podiam até nadar, hoje não passa de um imenso esgoto a céu aberto que cheira mal nos dias de calor em nossa cidade.

O número excessivo de veículos e indústrias mundialmente destrói nossa camada de ozônio onde altera nosso clima e todo equilíbrio terrestre.

Ou seja, o homem é 100% responsável por toda essa escassez, através da falta de planejamento de nossos governantes, pela má administração de nossos recursos, pelo aumento nossa população, por desperdício excessivo, pela poluição de nossas águas, pelo desmatamento de nossas áreas verdes tais atitudes não poderiam gerar resultados diferentes, caso continuarmos assim, entraremos em um colapso mundial, onde nossos recursos naturais serão motivos de guerra entre os seres humanos.

E agora o que será de nós?

Todo esse problema que estamos enfrentando infelizmente é irreversível, pois todo mal que fizemos a nossa natureza não podemos reparar, porém temos condições de minimizar o efeito gerado por nossa destruição, isso de qual maneira?

Tendo em vista toda essa crise, precisamos mudar nossos hábitos, preservando nossa natureza preservando nossas áreas verdes, não poluindo nossos rios e tratando os rios que poluímos, podemos melhorar nossa captação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com