TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia A Catolicidade da Igreja

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

A Catolicidade da igreja

Hoje nós vamos estudar outro atributo muito importante que ele é perfeito mais uma vez enquanto a igreja invisível, mas também trás reflexo na igreja visível.

Esse atributo é o da catolicidade. Você já deve ter ouvido essa palavra está associada à palavra católica, então a igreja invisível é também católica, isto é: comum a todos, que quer dizer simplesmente isso. Onde está a confusão? O problema é que a igreja de Roma apropriou-se indevidamente desse atributo da igreja aplicando a sua instituição externa, mas quando nós refletimos no que a fé reformada ensina o conceito de catolicidade está relacionado principalmente com a igreja invisível. Então o que significa entender que a igreja de Cristo é católica ou comum a todos? Significa que ela  abrange aos reis, escravos, patrões, empregados, brancos, negros, mulheres, homens, ricos, pobres e até os vascaínos. Significa reconhecer também, por exemplo, uma das passagens mais belas das escrituras (Ap 7.9) este texto reflete muito bem esse conceito que estamos estudando. Percebam que o esse capítulo de trás um número simbólico de 144 mil selados do povo de Israel, o que as testemunhas de Jeová acreditam que é um número fechado, não entendendo o simbolismo profético do apocalipse, portanto, não entendem o conceito de catolicidade e universalidade da igreja, isso é tão absurdo que nas seitas deles eles possuem muito mais do que 144 mil, então quer dizer que os outros não serão salvos? A questão não é essa. Vejam como simbolismo é esclarecido na visão que João tem a partir do versículo 9. O que João vê dentre tantas coisas reveladas pelo Senhor? (leitura) – Então o que é que a bíblia diz a respeito desse atributo da igreja ser ela católica ou universal, e que a fé reformada expressa quando estuda as escrituras? É que a bíblia nos ensina que a igreja de Cristo ela é formada por membros desse corpo místico e glorioso, que não se limitam a esta ou aquela nacionalidade.

O texto diz que João viu uma numerosa multidão que não se pode contar, então a falácia que por muitas vezes proclamam referente à doutrina da eleição limita o número de eleitos é absurda, pois, só cabe ao Senhor essa escolha soberana que só ele determina e conhece, enquanto cabe a igreja entender e pregar esse evangelho que diz a extensão da igreja é tamanha, que aquilo que limitava o povo de Deus não existi mais. O corpo de Cristo não se limita a uma determinada nacionalidade. João vê uma grande multidão que ninguém podia contar de todas as nações. O corpo de Cristo não se limita a raça, cor, condição social, capacidade intelectual, sexo ou idade. Muitas das vezes não conseguimos mensurar, mas a bíblia está claramente para nos lembrar da extensão do tamanho da universalidade e catolicidade da igreja.

O principal aspecto da catolicidade da igreja primitiva estava na sua abertura para todos. Distinta do judaísmo, com seu exclusivismo racial, e do gnosticismo, com seu exclusivismo cultural e intelectual, a igreja abriu seus braços a todos que quisessem ouvir a mensagem e aceitar seu salvador, sem levar em conta cor, raça, posição social, capacidade intelectual e antecedentes morais. Ela surgiu no mundo como uma fé para todos (Mt 28.19; Ap 7.9). A única exigência para admissão era a fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, com o batismo como o rito autorizado de entrada, porque manifestava o evangelho da graça (Mt 28.19; At 2.38,41).

A igreja que é militante e visível no decurso de sua história ela pode ter sido mais ou menos católica ou universal. Nós percebemos que no passado por causa da corrupção do gênero humano a igreja se limitou a uma nação, então nós percebemos que houve uma limitação. Havia sacerdotes, sacrifícios, templo, tabernáculo, mas a igreja era representada por um único povo, mas mesmo assim houve uma mensagem profética de que aquela nação Deus abençoaria as nações que está em gêneses 12:1 em diante quando Deus chama Abraão e o vocaciona para uma grande tarefa. Mesmo naquele tempo em que a nação de Israel não havia sido formada sempre houve um lugar para aqueles que se achegavam ao povo chamado judeus, chamados de prosélitos e ai nós encontramos o caráter universal da igreja frequentemente profetizado, desde especialmente o chamado de Abraão (Gn 12:1-3) – Então percebam que mesmo havendo uma limitação no passado por conta da corrupção do gênero humano, a igreja já recebia palavra profética da parte de Deus de que um dia ela alcançaria um tamanho tão grande que abençoariam todas as famílias da terra. É isso que acontece quando chegamos na plenitude dos tempos, ou seja, no tempo de Deus, que no tempo exato o Senhor manda Jesus ao mundo (Ef 2 ), fazendo essa comparação vamos conseguir entender o conceito real e verdadeiro do significado da palavra católica, nós como igreja de Cristo que somos os verdadeiros católicos e não há nenhuma presunção nisso, se existe uma igreja em que se congrega e prega o evangelho verdadeiro, que tem o seu sistema de governo bíblico certo, ali tem uma igreja católica, ou seja, parte dessa igreja universal. Os homens se apropriam dos termos, mas a bíblia define os verdadeiros termos, o que significa o que é ser de fato igreja. Olhem comigo em Efésios 2:11-16, que quando chegou o tempo certo, o que nós chamamos de a nova dispensação da aliança, então toda distinção de raça, cor, sexo e idade, foram eliminadas e o caráter da igreja universal invisível passou a se manifestar de forma mais clara na igreja que se vê (leitura) – Então antes uma nação – igreja isolada, sendo as demais pagãs, idolatras, sem temor ao Senhor, agora na plenitude  dos tempos vindo o Senhor Jesus Cristo trazendo através da sua obra salvadora o cumprimento feito a promessa a Abraão que aconteceu o muro da separação ele caiu, e o evangelho então saindo de Jerusalém, foi para Judéia, Samaria e alcançou os confins da terra, esse é o conceito da igreja católica ou universal.

Outra passagem em Gálatas 3:28 (leitura) – o texto diz quer mostrar que agora a barreira de separação ela cai e a extensão da igreja é tamanha que as pessoas começam a ouvir o evangelho e a crer em Cristo. A estrutura ela não muda, mas o alcance e o cumprimento da promessa se ampliam e o Senhor salva homens e os transformam de maneira poderosa.

A igreja é formada por toda aquela quantidade de gente que João viu e não pode contar, ela é formada por tanta gente em que um dia vamos conhecer na eternidade; ela é formada por uma rede ou um grupo de pessoas que oram e que intercedem uns pelos outros antes mesmos de se conhecerem; ela está envolvida em uma mesma causa. Quando olhamos para o que a palavra de Deus nos diz e percebemos que esse atributo da igreja deve-se manifestar na igreja visível, no reconhecimento e abolições das distinções que acabei de mencionar, discriminações de preconceitos de nacionalidades, raça, sexo e entre outros... Infelizmente hoje percebemos membros de igrejas fazendo distinção porque aquele tem e o outro não tem, ou porque aquele é preto e ele não é branco, e vice versa. Existem grande nações protestantes, exemplo, é os Estados Unidos sofrem com isso, tendo igrejas para negros e brancos. Isso lamentavelmente existe quando os homens pecam por não conhecer um atributo tão glorioso para igreja, onde essa barreira já foi quebrada e não pode haver essa distinção e preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com