TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contabil

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  6.455 Visualizações

Página 1 de 4

1) Como se aplicaria o método dedutivo em contabilidade? Enumere os passos necessários para sua aplicação:

O raciocínio dedutivo em Contabilidade é o processo de iniciar com objetivos e postulados e destes derivar princípios lógicos que provêem as bases para as aplicações práticas ou concretas. Os passos necessários para sua aplicação seriam:

1º- a formulação de objetivos gerais ou específicos dos relatórios contábeis.

2º- a declaração de postulados de contabilidade, concernentes ao ambiente econômico, político ou sociológico no qual a contabilidade precisa operar.

3º- um conjunto de restrições a fim de guiar o processo de raciocínio.

4º- uma estrutura, um conjunto de símbolos, no qual as idéias podem ser expressas e sumarizadas.

5º- o desenvolvimento de um conjunto de definições.

6º- a formulação de princípios ou declarações gerais e políticas, derivados do processo lógico.

7º- as aplicação dos princípios a situações especificas e o estabelecimento de métodos de procedimentos e normas.

2) Em que data pode ser presumida, aproximadamente a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventários):

Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 A.C., mas é possível localizar os primeiros exemplos completos de Contabilidade seguramente no 2° milênio A.C.. É possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas talvez por volta do 4° Milênio A.C..

3) Qual o grande fator que possibilitou a contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento:

O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.

4) Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a contabilidade, na renascença, foram algumas cidades Italianas tais como Pisa, Genova, Veneza etc.:

As cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existia na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.

5) Quais os motivos da queda recente da escola Européia e qual foi sua grande contribuição a contabilidade?

Falta de pesquisa indutiva; preocupação demasiada com a demonstração de que a contabilidade é ciência; excessiva ênfase na teoria das contas; falta de aplicação de muitas das teorias expostas e a queda de nível de algumas das principais faculdades, estes foram os fatores da queda da Escola Européia. Porém, o saldo deixado pela Escola Européia é altamente positivo, teve o mérito incondicionalmente de chamar de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais que mero registro; é um instrumento básico de gestão.

6) Quais os pontos fortes e fracos da situação da contabilidade no Brasil, atualmente?

Os pontos fortes são: A qualidades das normas contábeis e contadores altamente qualificados, capazes de editar normas bastante razoáveis ou influenciá-las.

Pontos fracos: A qualidade de profissionais que têm de implementar estas normas e a Falta de discussão dos princípios contábeis e das técnicas têm sido responsável por enorme confusão dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com