TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contabil

Trabalho Universitário: Teoria Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da contabilidade

Ao estudar o texto “o objetivo da contabilidade” se verificou que a contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Ter uma informação estruturada significa que a contabilidade não fornece as informações de forma dispersa, e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados.

Alguns conceitos básicos foram citados como:

a) Sistema de informação: Conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissão de relatórios;

b) Usuário: Pode ser uma pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução da entidade, podendo ser usuários preferenciais ou externos, exemplo: Acionistas, credores em geral, Governo, integrantes do mercado, bancos, eventuais investidores e outros) e os usuários internos (Administradores, funcionários da empresa).

c) Informação de natureza econômica – É considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (Demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

d) Informação de natureza financeira – Temos o capital de giro e fluxos de caixa.

e) Informações de Natureza física – Constitui um importante desdobramento dentro da evolução da teoria dos sistemas contábeis, pois deve incluir, na medida do possível, mensurações de natureza física tais como: Quantidades geradas de produtos ou de serviços, número de depositantes em estabelecimentos bancários e outras que possam permitir melhor inferência da evolução do empreendimento por parte do usuário.

f) Informações de natureza de produtividade – Se referem à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiro) e quantitativa (físicos), como: Receita Bruta per capita, Depósitos por cliente e etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade. O sistema de informação, todavia, deveria ser capaz de, com mínimo custo, suprir as dimensões físicas e de produtividade. Desse modo podemos conceituar que o objetivo principal da contabilidade, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade e que esses objetivos devem contribuir para o processo decisório dos usuários, a verdade da contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo o usuário, tendo em vista a entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com