TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contabil

Trabalho Escolar: Teoria Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância das demonstrações financeiras, sendo que a função principal é a de proporcionar de forma verdadeira e apropriada informações acerca da posição financeira de uma entidade, que estas sejam úteis para a tomada de decisões.

2 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Os princípios da contabilidade surgiram como um conjunto de regras, normas e conceitos para auxiliar contadores na emissão de peças contábeis nas empresas, proporcionando assim uma interpretação uniforme das demonstrações financeiras.

2.1 ENTIDADE

O princípio da entidade traz a autonomia patrimonial, ou seja, traz a necessidade da diferenciação do patrimônio particular e do patrimônio da empresa, independentemente que este seja de uma única pessoa ou que seja de sócios, preservando assim o patrimônio da entidade.

2.2 CONTINUIDADE

O princípio da continuidade traz que a entidade é um organismo vivo e que este nasce sem um tempo determinado, um prazo de encerramento de suas atividades, até que surjam fortes indícios do contrário. Sendo isto devemos registrar os fatos contábeis e as transações contábeis a valores de entrada.

2.3 COMPETÊNCIA

O princípio da competência traz que as receitas e despesas de um determinado período devem ser confrontadas para uma apuração de resultados, sendo que estes registros devem ocorrer de acordo com o fator gerador e não quando são recebidos ou pagos.

3 REGIME DE APURAÇÃO

Na contabilidade, regime é confronto das receitas e despesas. Sendo que assim as receitas e despesas serão contabilizadas, escrituradas e apropriadas pela contabilidade da empresa. Podem ocorres através do regime de caixa ou regime de competência.

3.1 CAIXA

O regime de caixa deve ser utilizado somente para empresas sem fins lucrativos, como os condomínios, pois as despesas e receitas somente serão reconhecidas quando houver o pagamento ou recebimento, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.

3.2 COMPETÊNCIA

O regime de competências diferentemente do regime de caixa, traz que os registros das receitas e despesas devem ser efetuados no fator gerador, independente destes terem sidos pagos ou não.

4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE

Através do método de avaliação escolhido o resultado final pode se alterado. Os métodos mais conhecidos são: PEPS, UEPS e custo médio ponderado.

4.1 PEPS

Significa o primeiro que é o primeiro que sai, ou no inglês FIFO, first in, first out. Neste método, acontece a venda e já ocorre à baixa no estoque á partir das primeiras unidades compradas

4.2 UEPS

Significa o último que entra é o primeiro que sai, ou no inglês LIFO, last in, first out. O método UEPS defende a idéia de que o custo das vendas sempre reflete o preço mais recente de aquisição.

4.3 CUSTO MÉDIO PONDERANDO

Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, é o custo médio dos bens disponíveis, a cada compra é realizado um novo calculo para se ter uma nova média.

Baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.

5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E SERVIÇOS

5.1 RECONHECIMENTO DA RECEITA

O reconhecimento da receita acontece quando produtos, serviços produzidos e serviços prestados por uma determinada entidade são transferidos para outra entidade ou uma pessoa física mediante pagamento ou compromisso do mesmo.

5.2 IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÃO NA COMPRA E VENDA

Os impostos e as contribuições incidentes sobre as compras e sobre vendas são: ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS.

5.3 ICMS

ICMS - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação é um imposto de competência estadual. É considerado imposto por dentro, o que significa dizer que seu valor está incluso no valor dos produtos, sendo também um imposto não cumulativo, isto é, o valor incidente em uma operação.

A alíquota poderá variar em função do tipo do produto, do destino ou origem.

5.4 COFINS

COFINS - Contribuição Social sobre o Faturamento é uma contribuição de competência federal. A base de cálculo da COFINS, segundo a legislação federal, é o faturamento mensal das empresas em geral, assim entendida a receita bruta das vendas de mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com