TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administracao

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ATPS 4º ETAPA

Alessandra de Oliveira SáRA: 6265223946 E-mail:alessandra_oliveirasa@hotmail.com

André Mendes Gomes RA: 6274256305E-mail: sea0310@hotmail.com

Damaris da Silva lima RA: 6823473315 E-mail: damareslima_dt@hotmail.com

Emerson Pereira da Costa RA: 6818455591 E-mail: emersonentchon1@hotmail.com

Julianne Mayara S. Goulart RA: 3739734798 E-mail: JulianeGoulart@hotmail.com

Leticia Cristina Silva Bastos RA: 3723676734 E-mail: leticia-cristna-12@hotmail.com

Paulo Renato Lopes Pereira RA: 6264234396 E-mail: paulo.renato@aedu.com

Roberta dos Santos Pires RA: 6892510321 E-mail: robertasantos56@hotmail.com

Lucas Arruda Marques RA: 6819444410 E-mail: lucas.arrudamarques@hotmail.com

Anápolis – Goiás

Etapa 1

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia:

A administrar e trabalhar com e através de pessoas, planejando, organizando, controlando o uso dos recursos disponíveis, a fim de alcançar objetivos predeterminados através de planejamento, levando em consideração as informações e conhecimento no decorrer de tempo e espaço. Por essa razão pode ser aplicada na mais variadas ambientes, a fim de alcançar melhorias individuais, familiares, organizacionais e na sociedade me geral. No decorrer da historia ouve varias linhas de pensamento que foram desenvolvidas através das necessidades da época, assim os conceitos evoluíram ao longo dos séculos. As Escolas de Administração foram a Clássica e a Neoclássica. A escola clássica tinha como idéia principal a eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, administração como processo e eficiência do modo burocrático de organização. Já a escola neoclássica foi a evolução da escola clássica, buscava a estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade.

2. As escolas administrativas

Os integrantes da escola clássica foram Taylor, Ford, Fayol e Weber. Taylor tinha como objetivo combater o desperdício e racionalizar o trabalho com eficiência e buscando a melhor maneira de fazer as tarefas; Ford Pensava em uma linha de montagem com a padronização dos produtos, peças e trabalhadores, dando assim eficiência ao processo produtivo; Fayol via a administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa, tendo gerentes e executivos papeis principais na empresa, nas diretrizes sobre como administrar; e Weber tinha a burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, como um tipo ideal de burocracia, tinha a organização como uma máquina burocrática. Os integrantes da escola neoclássica foram Pierre duPont e Alfred Sloan, o pensamento principal dos dois estava na estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado, a centralização do planejamento e a descentralização da execução, com um planejamento estratégico e unidades centrais de apoio.

A teoria da administração estuda através do conhecimento humano a Administração em geral, independente de onde ela seja aplicada. A administração faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas e não somente das organizações, é um campo que estuda e aplica as ações dos homens na melhoria dos resultados alcançados.

COMPARAÇÃO DE ESTRESS DOS PERSONAGENS DA ÉPOCA ENTRE OS DE HOJE NAS EMPRESAS:

Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; o filme tempos modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando ao lucro acima de tudo; os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinham os seus direitos garantidos por lei. Tempos moderno é um filme que traz sérias críticas a este sistema. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor. Vale ressaltar aqui a crítica com relação à exploração do trabalhador, que, nas ideias socialistas, se traduziria, por exemplo, no caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele consegue ganhar no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se a crítica ao modo capitalista que nesse fato se justifica. A grande preocupação dos empresários na época era buscar um aperfeiçoamento da máquina, a busca incessante por coisas novas no sentido de a máquina se aperfeiçoar a tal ponto que poderia substituir o homem; por outro lado, os trabalhadores nãoqualificados para operarem as máquinas seriam descartados; atualmente vivemos algo muito parecido, pois o mercado está cada vez mais exigente e quem não se qualificar vai ficar fora do mercado de trabalho. Enfim, um filme que critica os modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e, principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores. Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam; no Brasil, na Índia e outros países, ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários. “Tempos Modernos” é um filme relativamente antigo, mas tem muito a ver com nossa realidade de hoje.

Etapa 2

PRINCÍPIOS DA ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NA PADARIA Q PÃO

*substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados (planejamento), selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo), supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)e disciplinar o trabalho (execução).

*Para melhoria de produção na padaria Q Pão podemos estabelecerconstância de propósitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com