TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração Cientifica

Dissertações: Teoria Da Administração Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Teoria da Administração Científica

Segundo o livro Teoria Geral da Administração (dos autores Fernando C. Prestes Motta e Isabella F. Gouveia de Vasconcelos), vemos que o foco da Escola de Administração Cientifica é Interno e Estrutural, ou seja, os principais teóricos dessa escola focam a sua analise no aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização. Para eles, a partir do momento em que a organização tem estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo aqueles relacionados ao comportamento humano e a competição com outras organizações.

Para chegar às origens do movimento de administração cientifica é necessário que façamos uma pequena incursão pela história.

No século XVII, Descartes nega todo o conhecimento recebido com base apenas em costumes e tradições e salienta o poder da razão para resolver qualquer espécie de problema. É a substituição do tradicional pelo racional.

No século XVIII, o Racionalismo atinge seu apogeu para ser, no século seguinte, aplicado às ciências naturais e finalmente as ciências sociais.

Havia um campo, no entanto, que ainda não fora afetado pela racionalização. Esse campo era do trabalho. O advento das maquinas tornara o trabalho evidentemente mais eficiente, porem não havia ainda provocado à racionalização da organização e execução do trabalho.

No inicio do século XX, surgem os pioneiros da racionalização do trabalho e, como muitos aspectos suas ideias eram semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola de Administração Cientifica ou Escola Clássica.

O pensamento central dessa escola pode ser resumido na afirmação de que alguém será um bom administrador à medida que planejar cuidadosamente seus passos, que organizar e coordenar racionalmente.

2.1.1 – Fundamentos da Teoria

A segunda ideia importante em que se assenta o edifício teórico da administração cientifica é a de que a função primordial do administrador é determinar a única maneira certa de executar o trabalho.

Segundo Taylor existe uma única maneira certa, que, descoberta e adotada, maximizará a eficiência do trabalho (TAYLOR, 1960).

A forma de descobri-lo é analisar o trabalho em suas diferentes fases e estudar os movimentos necessários a sua execução de modo a simplifica-los e reduzi-los ao mínimo.

Além disso, serão realizadas experiências com movimentos diferentes cuja duração será medida até que se encontre a maneira mais rápida.

A fim de determinar a produção padrão, além de se determinar a “única maneira certa”, é preciso encontrar quem a realize. Partindo do pressuposto de que existem pessoas ideais para cada tipo de trabalho, Taylor segue com o “homem de primeira classe”, que deve servir como base para o estudo de tempos e movimentos.

Essas leis, de caráter evidentemente simplista, além de não levarem em conta as diferenças individuais, reduzem a fadiga a um problema exclusivamente fisiológico, quando se sabe que se trata realmente de um fenômeno psicofisiológico.

Uma vez auferidos cuidadosamente os tempos necessários para cada movimento, estará descoberta a maneira correta de execução de determinado trabalho. A partir desse momento, os engenheiros estabelecem movimentos e tempos padrão e aos operários caberá apenas executar o trabalho da forma prescrita e sem discussão.

Taylor considerava que com isso a administração cientifica substituía o antigo sistema de administração por iniciativa e incentivo, que redundava em baixa produtividade, com prejuízo para a empresa, para a sociedade como um todo e para o próprio operário.

Dessa forma, a importância do administrador aumenta sobremaneira na teoria de Taylor. Antes, ele participava da produção apenas em pequena escala, agora sua participação é infinitamente maior, já que precisava exaustivamente a execução de cada operação e cada movimento.

Os administradores que agora teriam um papel muito mais importante existiriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com