TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração E As Escolas Classicas

Exames: Teoria Da Administração E As Escolas Classicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

Etapa 1

Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as praticas usada para administrar. A palavra “administração” vem do latim administratione, significa direção, gerência. É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Em uma empresa, o administrador tem o objetivo de organizar, planejar, coordenar e controlar tarefas para alcançar produtividade trazendo lucros.

Etapa 2

A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Os integrantes, Frederick W. Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber, fizeram as primeiras experiências, criaram as primeiras soluções e escreveram as primeiras ideias. Uma de suas principais preocupações era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial. Taylor liderou o movimento da administração cientifica, Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem, os dois com ênfase na eficiência, Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar, weber lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia. O que praticamos e conhecemos hoje é fruto do trabalho desses grandes nomes da historia.

Como a escola clássica se desenvolveu em uma época que a indústria moderna estava surgindo, havia poucos fornecedores para os produtos que as pessoas tinham o desejo de obter, ex. eletricidade e iluminação, automóveis, telefones. A medida que a sociedade industrial evoluiu a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrenta-la.

Com isso surgiu a “escola neoclássica”.

Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade.

Os grandes organizadores dessa parte da historia foram, Pierre du Pont e Alfred Sloan. Suas principais ideias foram estruturação das grandes corporações em unidades de negócios; para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

Outras ideias importantes como a administração (ou escola) da qualidade, nasceram não propriamente como descendentes dos clássicos, mas como ideias derivadas, associadas a expansão da Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com