TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De MAslow

Pesquisas Acadêmicas: Teoria De MAslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 7

Teoria De Maslow

Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades humanas ou a pirâmide de Maslow.

Abraham Maslow nasceu no Brooklyn, EUA. Descendente de russos e judeus viveu uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio. Para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas.

Estudou Direito no City College of New York (CCNY), mas interessou-se pela psicologia, curso que faria na Universidade de Wisconsin, onde também fez mestrado e doutorado.

Maslow estudou diversas correntes da psicologia como a psicanálise, Gestalt e a humanista. Trabalhou em pesquisas sobre sexualidade humana com o psicólogo com E. L. Thorndike na Universidade de Columbia. Também coordenou o curso de psicologia em Brandeis. Foi responsável pela publicação da Revista de Psicologia Humanista juntamente com Anthony Sutich, pioneiro nos estudos da psicologia transpessoal, em 1961, e incentivou criação de uma revista sobre o assunto.

Em sua teoria, ele procura explicar por que as pessoas são motivadas a determinados momentos por necessidades específicas. Onde uma pessoa passa seu tempo gastando energia ocupando-se com segurança pessoal enquanto outra privilegia-se com a obtenção de estima. Sua teoria explica também a procura da identificação por necessidades básicas que uma pessoa procura satisfazer-se, pois é o ideal que a motivação é provocada por deficiências de uma ou grupos de necessidades.

Maslow criou uma hierarquia da existência de cinco necessidades que ocorre em ordem crescente.

1º Necessidades Fisiológicas: Que são a fome, a sede, o sono e outras necessidades de sobrevivências.

2º Necessidade de Segurança: Que são o abrigo, a segurança, a estabilidade e a proteção contra danos físicos e emocionais.

3º Necessidades Sociais: São Integração social, carinho, companheirismo e amizades.

4º Necessidades de Auto estima: São fatores internos de carinho com outrem, auto respeito, amor-próprio, capacidade e realização, fatores externos de estima como status, reconhecimento e consideração.

5º Necessidade de autor realização: São crescimentos, autos satisfação e a realização do potencial pessoal.

Segundo Maslow, as três primeiras são de carência, devendo ser satisfeitas para que os indivíduos se sintam saudáveis e seguros; e as duas últimas são de crescimento, por estarem relacionadas ao desenvolvimento e para a realização do potencial de cada pessoa.

Dessa teoria, quando as necessidades básicas de sobrevivência estão satisfeitas, a pessoa passa a se preocupar com abrigo, na sequência vem o desejo de fazer parte de um grupo social. O ser humano não nasceu para ser solitário ou isolado, um eremita. Mas o que vemos, é que, quanto mais se buscamos preencher nossas necessidades de troca, quanto mais buscamos outro, mais sentimos sozinhos, seja em casa ou no trabalho.

Logo em seguida dessa etapa, buscamos sentir-se amados, ser reconhecidos pelos seus feitos e atitudes. E o final da hierarquia vem à continuidade de auto desenvolvimento e ao

Alcance da plenitude do potencial Maximo do ser humano.

Embora na teoria de Maslow, nenhuma necessidade seja plenamente satisfeita, uma necessidade substancialmente realizada mobiliza as pessoas. Pois, se desejamos sensibilizar alguém, precisamos entender em qual nível da hierarquia a pessoa se encontra no momento e concentrar nossa atenção na satisfação daquele nível ou do nível superior. Nós, seres humanos poucos nos conhecemos, como despertar o interesse em conhecer o outro?.

Portanto, as pessoas não se motivam da mesma forma. Em um ambiente organizacional, o líder deve adotar postura flexível no tocante aos incentivos de cada pessoa, o que pode consumir muito tempo e energia. É essencial a diferenciação clara e precisa da necessidade do colaborador de não projetar as suas aspirações e necessidades como modelo, com base apenas em suposições e percepções falhas.

O ser humano é mais fácil fazer a escolha pela acomodação, ficar na mesmice e não buscar novas oportunidades, podendo ser uma forma de evitar o desconforto ou sofrimento. Isso vai de cada ser humano como sua escolha e direito. Se por ventura o ser humano queira atingir o objetivo escolhido, as etapas devem ser percorridas com falta de timidez e coragem. Quando buscamos novas possibilidades, e saímos da etapa do conforto, a nossa vida vira uma grande agitação, passando por preocupações, ansiedades até alcançar a etapa do “Sucesso”. Aonde na verdade isso é uma busca por crescimento interior pessoal.

Pirâmide de Maslow:

Psicologia Humanística:

O enfoque da psicanálise no inconsciente e seu determinismo, e o enfoque na metodologia científica, pelo behaviorismo, foram às críticas mais fortes dos novos movimentos de Psicologia surgidos no meio do século XX. Na verdade o humanismo não é uma escola de pensamento, mas sim um aglomerado de diversas correntes teóricas. Em comum elas têm o enfoque humanizador do aparelho psíquico, em outras palavras elas focalizam no homem como detentor de liberdade, escolha, sempre no presente. Traz da filosofia fenomenológico existencial um extenso gabarito de ideias. Foi fundada por Abraham Maslow, porém a sua história começa muito tempo antes.

A Gestalt foi agregada ao humanismo pela sua visão holística do homem, sendo importante campo da Psicologia, na forma de Gestalt-terapia. Mas foi Carl Rogers, um psicanalista americano, um dos maiores exponenciais da obra humanista. Ele, depois de anos a finco praticando psicanálise notou que seu estilo de terapia se diferenciara muito da terapia psicanalítica. Ele utilizava outros métodos, como a fala livre, com poucas intervenções, e o aspecto do sentimento, tanto do paciente, como do terapeuta. Deu-se conta de que o paciente era detentor de seu tratamento, portanto não era passivo, como passa a ideia de paciente, denominando então este como cliente. Era a terapia centrada no cliente ( ou na pessoa) Seus métodos foram usados nos mais vastos campos do conhecimento humano, como nas aulas centradas nos alunos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com