TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estruturalista

Exames: Teoria Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Estruturalista

Trabalho deve abordar:

• Ênfase da teoria

Na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.

• Abordagem da organização

Organização formal e informal

Organização formal

Refere-se ao padrão de organização determinado pela administração como esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem algumas características prêmios e punições.

Organização informal

Refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além de formal (trabalham em equipe e são amigos). Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura dando ênfase à motivação podemos utilizar como exemplo empresas jornalísticas e de publicidade que utiliza métodos de administração.

O estruturalismo é uma composição de Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal) : Encontrar equilíbrio entre os elementos racionais e não-racionais do comportamento humano constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento moderno. Essa perspectiva ampla e equilibrada que inclui organização formal e informal conjuntamente encoraja o desenvolvimento de um estudo não-valorativo, nem a favor da administração nem a favor do operário e amplia o seu campo a fim de incluir todos os elementos da organização.

• Conceito de organização

Sistema social intencionalmente construído e reconstruído para atingir objetivos.

O sistema social é intencionalmente construído e reconstruído porque as organizações são sistemas em constante mutação e a concepção é de homem organizacional que vive dentro das organizações, onde os conflitos são inevitáveis.

• Principais representantes

Amitai Etzioni, James D. Thompson, Peter Blau e Richard Scott.

• Concepção do homem

Homem organizacional

Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas “o homem social”, a Teoria Estruturalista enfoca o “Homem Organizacional”, aquele que desempenha diferentes papéis em várias organizações. As organizações modernas passaram a demandar um tipo especial de personalidade na qual estejam presentes a flexibilidade, a resistência à frustração, a capacidade de tolerar as recompensas e o desejo constante de realização.

Flexibilidade: Em face das constantes mudanças que ocorrem da vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar a inversão, aos bruscos desligamentos das organizações e aos novos relacionamentos.

Resistência à frustrações: Para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito necessário entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja medição é feita através de normais racionais, escritas e exaustivas, que procuram envolver toda a organização.

Capacidade de tolerar as recompensas: Compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.

Desejo constante de Realização: Garantindo a conformidade e cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso a posições de carreira dentro da organização, proporcionando recompensas sociais e materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com