TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos sistemas Danel Katz e Robert L. Kahn

Seminário: Teoria dos sistemas Danel Katz e Robert L. Kahn. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações. Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual esta inserida, sendo assim, converte o “imput de energias” em outro imput.

As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostas, diferenciação e equifinalidade.

- Importação: fluxo de entrada de materiais como matéria prima e informações.

- Transformação: processamento dos insumos em produtos finais.

- Exportação: saídas de certos produtos para o ambiente; output.

- Entropia negativa : os sistemas abertos necessitam da aquisição de entropia negativa para sobreviver; inputs são maiores que outputs no processo de transformação.

- Feedbakc: está relacionado aos inputs de informação e possibilitam alertar à estrutura sobre o ambiente e sobre o funcionamento do próprio sistema.

- Homeostase: pode ser chamado também de estado firma e é um equilíbrio caracterizado mais pela dinamicidade do que pela estaticidade; os sistemas abertos não estão em repouso; os inputs de energia para deter a entropia agem para manter um equilíbrio no intercâmbio de energia, para que os sistemas sobrevivam.

- Diferenciação: em vez de aspectos difusos e globais, com certa padronização, há a substituição por funções mais especializadas, hierarquizadas e altamente diferenciadas. Diferenciar-se é uma tendência para a elaboração da estrutura.

- Equifinalidade: diz que um sistema pode atingir um estado final igual com origem em condições inicias distintas e por meio de diversas formas e meios de desenvolvimento.

A abordagem Sócio-técnica é um sistema aberto que interage com o meio ambiente, capaz de auto-regulação e com a propriedade de equifinalidade, ou seja, que alcança uma meta através de diferentes caminhos e recursos, passou por um caminho único. Sua ampla difusão aconteceu quando a Volvo implementou essa abordagem em sua nova fábrica de automóveis. Essa nova fábrica inovou na questão tecnológica e organizacional. Dessa forma, essas equipes têm autonomia para comandar o ritmo e métodos da montagem. Após a implementação pela Volvo vários outras empresas implementaram a abordagem sócio-técnica para a organização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com