TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Capilar

Artigo: Terapia Capilar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 9

Desenvolva uma pesquisa sobre os aspectos emocionais e comportamentais relacionados aos cabelos.

2. Pesquise sobre as diversas anomalias do fio e do couro cabeludo, assim como as suas indicações de tratamento. Considere em sua pesquisa algumas técnicas eletroterápicas de estética e terapia capilar.

3. Com relação a saúde dos cabelos, os avanços das industrias de cosméticos sinalizam para produtos cada vez mais eficientes. Nessa perspectiva, faça uma pesquisa sobre alguns produtos de tratamento capilar que são divulgados pelos meios de comunicação e que estão disponíveis no mercado. Considere em sua pesquisa: indicação, ação, principio ativo e frequência de uso.

4. Objetivando conhecer soluções que foram testadas e aprovadas por quem entende do assunto, faça uma entrevista com profissionais cabelereiros que você conheça e pergunte:

a) O que eles entendem por terapia capilar?

b) Quais são as técnicas e terapias de tratamento capilar que eles utilizam em seus salões para reparação dos fios danificados , seja por processos químicos, escovas ou outras agressões? Relate por escrito o programa de tratamento que mais chamou a sua atenção.

Respostas

1. O emocional de uma pessoa pode trazer alguns transtornos à saúde de seus cabelos. Muitos pacientes que procuram um dermatologista relatam estarem, ou terem atravessado período de elevada tensão emocional por motivos diversos. O estresse psico-emocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos. Prova disso é uma experiência realizada na Escola de Medicina Charité, de Berlim, pela pesquisadora Petra Clara Arck, a qual foi publicada pelo American Journal of Pathology. Foram utilizadas fêmeas de ratos de 6 a 8 semanas de idade onde foi depilado seu dorso para estimular o crescimento dos pêlos (fase telógena) e as mesmas foram expostas a estresse gerado por ultra-som na freqüência de 300 hertz por determinado período. Ao final da experiência pode-se constatar que houve término prematuro da duração normal do crescimento dos pêlos, alterações das células que produzem o pêlo, que é o componente epitelial mais sensível a agressões do folículo piloso e reações inflamatórias no bulbo do pêlo, o que reflete uma ativação da imunidade contra o mesmo. Porém não é só a queda dos fios, podem ocorrer também alguns dos problemas capilares mais comuns, segundo especialistas como oleosidade excessiva, caspa, calvície e até a mania de arrancar os cabelos são alguns dos problemas capilares mais comuns. No caso da pessoa ter o habito ou “mania” de arrancar os próprios cabelos, um distúrbio/anomalia conhecido como tricotilomania (aspecto comportamental), deve ser acompanhada por um psicólogo ou psiquiatra, caso não seja esse o motivo de seu problema capilar, seja qual for, deve procurar um dermatologista.

2. Os cabelos e o próprio couro cabeludo podem sofrer de diversas anomalias, onde dentre elas temos a tricoptilose, triconodose, foliculite, caspa, dermatite seborereica, caníce, tricotilomania, pedículos e Alopécia. Porém há um tratamento para cada uma dessas anomalias, sendo elas:

Tricoptilose- é caracterizada pelas pontas duplas nos cabelos, que podem se bifurcar e gerar pontas triplas ou quádruplas e pode ser causada por uso inadequado de produtos químicos, falta de corte nos cabelos, falta de hidratação, uso excessivo de secador e prancha e falta de nutrientes na alimentação. Para o tratamento, recomenda-se cortar as pontas dos cabelos, eliminar cerca de 3 a 5 centímetros de comprimento a cada 3 meses, hidratar semanalmente, utilizar um reparador de pontas diariamente e evitar produtos químicos, secador e prancha.

Triconodose- é a presença de nós nos cabelos que podem surgir devido ao uso inadequado de produtos químicos e é causado por passar a prancha sem pentear o cabelo antes, não hidratar os cabelos de forma correta, usar produtos de má qualidade e o uso inadequado de secador de cabelo, prancha ou babyliss. Seu tratamento consiste em aplicar um sérum ou óleo e pentear os cabelos com um pente de madeira de cerdas largas e/ou molhar os cabelos e aplicar uma máscara de hidratação e pentear os cabelos com o pente de cerdas largas antes de enxaguá-lo.

Foliculite- A foliculite é uma inflamação da raiz dos pelos causada por uma infecção por bactérias. O tratamento pode ser feito apenas com higiene adequada do local, devendo ser lavado com água e sabão neutro ou anti-séptico, porém, dependendo da gravidade, é indicado a colocação de creme ou pomada antibiótica no local, de acordo com a prescrição de um especialista.

Caspa- pode estar relacionada com a presença de fungos no cabelo, assim surgindo pequenas cascas de pele, que são brancas e secas, que se desprendem do couro cabeludo. O tratamento pode ser feito com shampoos anti-caspa, porém, é recomendado também secar bem o cabelo depois de lavar, evitar usar bonés, toucas ou chapéus, beber bastante água e ter alimentação saudável.

Dermatite seborreica- é uma alteração do couro cabeludo com lesões de cor avermelhada e descamativas, mais conhecida como caspa, causada por excesso de oleosidade da pele ou do cabelo ou a contaminação com o fungo Pityrosporum ovale. O tratamento para pode ser feito com o uso de shampoos anti-caspa ou remédios receitados pelo dermatologista.

Canície- é a descoloração adquirida dos cabelos, ou seja, é perda do pigmento dos cabelos. É um processo irreversível e não existem formas de prevenção, então é indicado o uso de shampoos tonalizantes, pois agridem menos os fios.

Tricotilomania - é um transtorno psicológico que provoca o desejo incontrolável de arrancar os próprios cabelos, geralmente surgindo durante a infância, fazendo com que a criança arranque os próprios cabelos. O tratamento deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra e, inclui sessões de psicoterapia, podendo também ser utilizados remédios antidepressivos, que aumentam os efeitos da psicoterapia.

Pedículos- é causada pela infestação, dos cabelos e couro cabeludo, por piolhos que causam coceira e/ou até feridas no couro cabeludo, sendo mais frequentes em crianças em sua fase escolar. Não é um problema grave, porém deve ser tratada ou há o risco do aparecimento de doenças como anemia ou impetigo. O tratamento para deve ser feito com shampoos para piolho sob indicação do médico e também pode se usar um pentinho fino para retirar os piolhos e lêndeas mortas.

Alopécia- é uma doença caracterizada pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo, e existem vários tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com