TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Capilar

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil de destaca no cenario internacional como pais lider ba produção de exportação de cafe. De acordo com a CONAB, para o ano de 2013, estima-se uma produção entre 47 e 50 milhões de sacas.

A mecanizaçao da colheita do cafe e uma oportunidade para o Brasil continuar  em destaque na produção mundial, competindo em custo e qualidade em toda cadeia de produção. Com colhedoras automotrizes, a colheita do produto é mais eficiente, com menor custo operaciomal e menor fluxo de mão-de-obra. Dependendo da região onde esta localizada a lavoura, os custos de produção podem ter redução de 40%. Conforme Royo e Gonçalves, a mecanização mantem um padrão de colheita que faz com que seja uniforme e evite prejuizos.

Segundo nogueira ,  o que se percebe é uma grande tendencia dos trabalhadores em empregarem-se em industrias e comercio e abandonarem a agricultura. Aescassez desta mão-de-obra é o que tem tornado mais cara.

Para se determinar a declividade é necessario ampliar a observação para permitir a comparação dos desniveis em torno do ponto de interesse. De maneira simples, pode-se definir declividade como a relação entre diferença de altura entre dois pontos e a distancia horizontal entre estes pontos. Mais especificamente , a declividade é a relação entre disponivel e a distancia correspondente.

Conforme anteriormente mencionado, a falta de mão-de-obra, tempo e custo operacional é um fator limitante da colheita manual, sendo esta fase vista pelos produtores como  um ponto de estrangulamento na exploração da cultura. A possibilidade de colheita totalmente mecanizada pode ser realizada com a passagem da colhedora mais de uma vez na lavoura, alem  da varrição e recolhimento do cafe caido no chão tambem mecanicamente. Entretanto nunca se alcançara uma coleta 100% do grão.

Os metodos convencionais de mecanização somente são passiveis de aplicação  em terrenos com declividade de ate 15° . Isto associado a outras limitações de ordeem operacional e economica mostra que a mecanização depende do complemento braçal, alem de que a maquina dificilmente colhera todos os frutos da planta.

Existem diversas maquinas distinadas a colheita de cafe. Entretanto, devido ao seu grande porte, uma leve declinação de terreno pode mudar seu centro de gravidade e leva-la ao tombamento, causando acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com