TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminais e ARMAZENS

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

Introdução        

Rinaldi S/A Indústria de pneumáticos        

Operações de Armazenagens        

Desperdícios na produção        

Modelos de Estoques        

Lote econômico de compras        

Ponto de pedido        

Estoque de reserva        

Embalagens        

Funções da Embalagem        

Valores da Embalagem        

Recebimento dos suprimentos        

Envio ao picking        

Considerações finais        

Referências bibliográficas        

Introdução

Este trabalho tem como analise teórica sobre os modelos de gestão de estoques intermediários no processo de fabricação, retratando itens que se torna indispensável na vida cotidiana de cada processo de trabalho..

A empresa escolhida foi a Rinaldi S/A Indústria de Pneumáticos, a forma de se trabalhar e com sua excelência mostra um pouco como é feito seus processos de armazenagem.

Com o mercado competitivo há maneiras de como se pode ressaltar e ter uma grande desempenho a frente aos concorrentes.

 Sistemas que possibilita a resposta breve do que seja necessário e sempre em maximizar a cada espaço de seu armazém e arranjo físico.

Rinaldi S/A Indústria de pneumáticos

Empresa fundada em 1969, com apenas 60 colaboradores com a produção de recauchutagem, com um espaço de 15 mil m², por mês produzia 100 toneladas de material elaborado. Em 1974 acrescentou à produção, a fabricação de câmeras de ar a linhas automotivas e industriais, já em 1980 iniciou com pneus e câmeras de ar a motocicleta, agrícolas, industrial (não motorizadas) e charretes.

Com o passar dos anos a Rinaldi passou a ter mais credibilidade no mercado de seus produtos, conquistando o selo INMETRO. No ano seguinte com o objetivo de atender o mercado nacional e internacional, capacitaram seus funcionários, solidou a marca e com isso a grande mais um selo foi adicionado a empresa o de ISO 9001:2008.

Atualmente a fabricação de pneus e câmeras de ar são para as linhas de motocicletas off-road e on-road, motonetas, ciclomotores, tratores agrícolas (linha leve), charretes e industrial não motorizada.

Hoje são mais de 700 colaboradores com mais de 35 mil m², chega a 800 toneladas de matérias-primas ao mês, com produção de 220 mil câmeras de ar e 250 mil pneus.

Localização: Rua Luiz Alegretti, 193 – Licorsul – Bento Gonçalves – RS

Setor de atuação: Direcionada a fabricação de pneus e câmaras de ar para motocicleta e industriais.

Empresa de médio porte.

Missão: Trilhar caminhos através da fabricação de produtos com qualidade, que ofereçam segurança e tranquilidade ao usuário.

Valores:

 Dizer a verdade;

 Ser justo;

 Manter promessas;

 Respeitar o indivíduo;

 Encorajar a curiosidade intelectual.

Produtos comercializados: pneus e câmaras de ar para motocicletas além da linha de pneus agrícolas e industriais.

Insumos utilizados: o segmento de insumos na cadeia produtiva da borracha disponibiliza aos produtores, maquina equipamentos, assistência técnica, agroquímicos.

O publico alvo são os distribuidores e atacadistas.

Ao realizar a pesquisa tivemos o contato com o Sr. Gilberto Braga encarregado de produção.

Vamos abordar a logística durante a fabricação do pneu de moto.

Operações de Armazenagens

O processo de armazenagem são atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição de materiais e controlar todos os materiais físicos em estoque.

Antigamente dizia que era somente processo de “guarda” o material e deixar para que ele fosse usado ou inserido na linha de produção quando necessário. Com o passar do tempo a forma de somente estocar passou a ser uma atividade antieconômica, ao invés de manter um giro de estoque e poder dimensionar a quantidade de se estocava, tornou esses materiais obsoleto e ocupando espaços onde poderia ser utilizado para outros materiais ou matérias-primas.

Nos dias de hoje existem dois tipos de armazéns: armazém tradicional que trabalha para atender a produção no sistema de empurrada que produz para estocar e o armazém contemporâneo onde ele trabalha para atender as necessidades dos clientes e seu perfil de produção é grande.

O terminal de armazém tem quer ser flexível nas operações intermodais com troca de veículos para outro, com o descarregamento em grande volume e entregas de menores volumes de distribuição.

O armazém tem que atender de melhor forma os níveis de serviços de forma estratégias localizando e a fim de oferecer um reabastecimento preciso e com economias aos varejistas. Além de ter versatilidade de atendimento tem de reduzir o tempo ociosos ou esperas de materiais.

Desperdícios na produção

Segundo Oliveira (2004), para obter certos controles as empresas devem controlar seus estoques, e a eliminação dos desperdícios como fator principal, e primeiramente devem avaliar os desperdícios com o mau uso do recurso utilizado. O desperdício está ligado em qualquer atividade que agregue valores de produtos ou serviços. Os principais desperdícios que ocorrem são:

• Superprodução;

• Tempo de espera;

• Transporte;

• Processo;

• Movimentação;

• Produtos defeituosos

• Estoque.

Modelos de Estoques

No estoque existe um monitoramento que é feito quando as quantidades de estoques são consumidos ou comprados. Quando o nível de estoque diminui ou chega ao limite de segurança é feito o reabastecimento do estoque. A relação de pedidos é calculada pelo PCP com base do lead time mais o estoque de segurança. Assim será definido o ponto para reposição de pedido através de um nível onde o estoque estará abaixo ou igual a quantidade determinada, podendo chamar de ponto pedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (677.7 Kb)   docx (363 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com