TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teroria Da Administração

Dissertações: Teroria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DE SISTEMAS

Surgiu da percepção dos cientistas, de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. A partir disso ,Ludwing Von Bertalanffy lançou em 1937 a Teoria Geral de Sistemas.Um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo específico. Todo sistemafaz parte de um sistema maior supra sistema, que constitui seu ambiente e é constituído de sistemas menores Todo sistema tem fluxos de informação, materiais e energia que procedem do ambiente como entradas, passam por processos de transformação dentro do sistema e saem dele como saídas ou resultados.

São divididos emSistemas Abertos : São os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente, através de múltiplas entradas e saídas.

Sistemas Fechados:são os sistemas cujo intercâmbio com o ambiente (entradas e saídas) é pequeno econhecido.

2.2 TEORIA MATEMÁTICA

A Teoria Matemática não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que observamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica. Essa teoria tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações.

O processo decisório é o fundamento básico da Teoria Matemática, ao qual é estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema. A perspectiva do processo concentra-se nas etapas da tomada de decisão, onde o objetivo é tomar a melhor decisão a partir de três etapas: a definição do problema, o levantamento de alternativas para sua solução e a escolha melhoralternativa. Já á perspectiva do problema concentra-se na solução do desafio ao qual o tomador de decisão pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação do problema a ser resolvido, esta trata o problema como uma discrepância entre o que é e o que deveria ser.

2.3TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É a fase em que administrar signifcalidae com a tecnologia, para extrair dela a maximaeficienciapossivel. muito embora a administraçao cientifica de taylor e seus seguidores tenha se preocupado na epoca com a tecnologia, suas incursoes nesse campo ficaram limitadas estritamente no nivel da tarefa individual de cada operario e de maneira concreta e imediatista. somente em 1960, com os estudos e pesquisas da sociologainglelajoanwoodword sobre uma amostra de indústria da inglaterra, passou-se compeender embora tardiamente o importante papel da tecnologia sobre as empresas que a utilizam sob variadas formas e naturezas, para realizarem suas operaçoes e atingirem seus objetivos

TEORIA DA INFORMAÇÃO.

Pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluçoes providas por recursos de computaçao. na verdade, as aplicaçoes para ti são tantas que existem definiçoes e nenhuma consegue determina-la por completo. ”tecnologia da informaçao são recusrostecnologicos e computacionais para geraçao e uso da informaçao”.

sendo a informaçao um bem que agrega valor a uma ou há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem a um individuo. énecessario fazer uso de recursosde ti de maniera apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informaçao um diferencial competitivo. alem disso, é necessario buscar soluçao que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possivel. a ti é algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas e das empresas. tudo gira em torno da informaçao. quem souber reconhecer a importancia disso, certamente se tornara umprofissional qualificado para as necessidades do mercado. da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informaçao, certamente tera vantagens competitivas em relaçao aos concorrentes

2.3 TEORIA CONTINGENCIAL

Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes.Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas.

A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Verificaram que não há um único e melhor jeito de organizar.

Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outras palavras, essas condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com