TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teroria Administrativa

Trabalho Universitário: Teroria Administrativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 11

Teoria da Administração cientifica

Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, esta troce um novo sistema produtivo, a industrialização, existiam máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas. A medida que as maquinas iam evoluindo empregavam-se mais trabalhadores mas não qualificados, com tarefas simplificadas. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se o nome de organização científica do trabalho.

Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho, este constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem receber qualquer orientação perde muito tempo e verificou que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar não recebiam qualquer contrapartida, não tendo assim motivação para aumentarem a produção.

Taylor preocupa-se com a organização científica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, a satisfação dos trabalhadores aumenta a produtividade e prosperidade da empresa.

A organização racional do trabalho assenta em dois aspectos fundamentais:

1. Estudo dos tempos e dos movimentos => A organização científica do trabalho baseia-se na decomposição das tarefas, as tarefas são de tal forma simplificadas que podem ser aprendidas por mão-de-obra não qualificada. Tem por objectivo determinar o tempo médio que um operário normal demora a realizar a tarefa obtendo assim o tempo padrão que consideram como um instrumento básico de racionalização do trabalho.

Vantagens:

-permite eliminar movimentos inúteis e o desperdício de esforço humano

-torna a selecção do pessoal mais racional

-estabelecimento de normas bem delimitadas

-permite maior especialização e aumento da eficácia do operário.

São estabelecidos padrões de desempenho das tarefas, o administrador pode avaliar a eficiência do operário comparando o desempenho real com o padrão de desenvolvimento

2. Divisão do trabalho => As tarefas são individualizadas, os postos de trabalho estão separados no espaço para evitar as comunicações inúteis, permitindo recompensar os operários mais activos. A especialização do operário e a divisão técnica do trabalho encontrou aplicação na linha de montagem. Este sistema foi aplicado nos países em fase de industrialização. A sequência ordenada de postos de trabalho constitui o chamado trabalho em cadeia.

Conceito de homem económico => Segundo a teoria da Administração Cientifica a motivação do homem para o trabalho é exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximo esforço na produção se for materialmente recompensado através de incentivos salariais e prémios de produção

Condições de trabalho

Os aspectos relacionados com o arranjo material do local de trabalho são factores que podem contribuir para o aumento ou diminuição da capacidade de esforço.

Esta teoria defende as seguintes condições de trabalho:

-melhoria do ambiente físico do trabalho

-disposição das máquinas

-os instrumentos de trabalho ajustados a tarefa

As condições de trabalho são preocupação da empresa, não tanto por se valorizar o bem-estar físico do operário, mas por se considerar um importante factor de eficiência.

Linha de montagem => Henry Ford, influenciado por Taylor, concebeu a decomposição de fabrico de automóveis em fases simples e repetitivas. Assim, os operários aprendiam rapidamente qualquer tarefa.

Ford veio introduzir uma alteração revolucionária deixou o operário de se mover de carro para carro e sim os carros moverem-se de lentamente de operário para operário em que cada operário colocava lentamente as peça, surgindo a linha de montagem. A administração é que decidia a velocidade de funcionamento não havendo qualquer negociação porque os sindicatos estavam proibidos. A linha de montagem é que marcava o ritmo da fábrica e poucos trabalhadores aguentavam, Ford decidiu pagar salários mais elevados e dar-lhes uma percentagem dos lucros para evitar a rotatividade dos trabalhadores.

Estrutura organizacional => Taylor concluiu que a aplicação dos seus princípios só seria viável se fosse acompanhada se fosse acompanhada de uma estrutura geral da empresa

Taylor defende uma repartição de responsabilidades:

-a administração compete o planeamento das tarefas e métodos de produção, bem como a supervisão do processo produtivo

-Aos operários compete a execução pura e simples do trabalho

Taylor defende que a especialização dos operários seja acompanhada da especialização dos supervisores.

Taylor privilegia a estrutura funcional (existem supervisores especializados em sertãs áreas, com autoridade funcional sobre os seus subordinados, cada operário recebe orientação de vários chefes)

Vantagens desta estrutura:

-melhor supervisão técnica e maior eficiência no desempenho de cada cargo. -maior rapidez nas comunicações

-formação de quadros intermédios mais rápida e fácil

Desvantagens desta estrutura:

-as orientações que um subordinado recebe de vários supervisores podem ser diferentes e ate contraditórias, que gera conflito.

-falta de visão do conjunto da organização por parte dos especialistas das áreas pode levar à competição e divergência de objectivos.

Princípios da Administração Cientifica => Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objectivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com