TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terço das mulheres

Por:   •  10/2/2017  •  Ensaio  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

XVI Encontro de Iniciação à Docência

Universidade de Fortaleza

17 a 20 de outubro de 2016

[pic 1]

Estágio curricular supervisionado na formação docente em Química

Renato Martins Andrade1*(ID), Maria Kueirislene Amâncio Ferreira2 (ID), Laécio Nobre de Macêdo3(PO), Ana Angélica Mathias Macêdo4(PO)

1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)- Licenciatura em Química

2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)- Licenciatura em Química

3. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Professor assistente

4. Instituto Federal do Maranhão (IFMA)- Professora efetiva

Kueirislene@hotmail.com

Palavras-chave: Inserir até cinco palavras-chave, separadas por ponto Estágio supervisionado. Formação inicial de professores. Ensino de Química.

Resumo

Os cursos de Licenciatura têm como finalidade formar professores para atuarem na educação básica. Essa formação deve contemplar os aspectos inerentes à prática docente. O estágio supervisionado possibilita o desenvolvimento das habilidades necessárias à ação docente.  Os resultados desta pesquisa mostraram que as atividades desenvolvidas e as experiências vivenciadas no estágio supervisionado muito contribuíram para a formação de licenciandos em Química. Pode-se perceber a variedade de atividades desenvolvidas por esses graduandos, o que possibilita a produção de conhecimentos e um aprendizado significativo e diversificado, que consequentemente reflete em uma excelente preparação para o exercício da docência. Além de possibilitar aos futuros professores identificar e superar as dificuldades relacionadas à prática docente, conhecer sua futura área de atuação e adotar diferentes metodologias de ensino, que possam contribuir para a melhoria do ensino de Química. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de professores de Química.

                

Introdução

        

Os cursos de Licenciatura em Química têm como finalidade formar professores para atuarem na educação básica. Essa formação deve contemplar os aspectos inerentes à formação docente, tais como domínio do conteúdo, conhecimento curricular e pedagógico, e especificidades sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Esses motivos reforçam a necessidade de pesquisar as percepções dos professores em formação. Nesse sentido, é preciso que os cursos de formação inicial e os professores formadores adotem práticas e instrumentos de formação inovadores, como estudos de caso, estágios de longa duração, memória profissional e análise crítica e reflexiva sobre a prática docente (ALMEIDA; BIAJONE, 2007). 

A formação docente tem sido, nas últimas décadas, amplamente pesquisada e debatida por muitos estudiosos: Tardif (2002) aborda a natureza social do conhecimento do trabalho dos educadores, valorizando os saberes de sua prática cotidiana e a construção de sua identidade; Nóvoa (1992) discute sobre a história da profissão docente; Sacristán (2002) ressalta a função da teoria na epistemologia da prática; Zeichner (1993) destaca a necessidade de uma prática reflexiva coletiva e emancipatória; Lima (2001) defende a ideia de contextualizar no âmbito das contradições do trabalho, na sociedade capitalista atual, as possibilidades de desenvolvimento profissional do professor; Pimenta (2002) discute a possibilidade de o professor pesquisar e produzir conhecimentos a partir de sua prática.

Segundo Pereira (2000), a formação de professores, especificamente nas licenciaturas em Química, apresenta muitos dilemas e incertezas, decorrentes de um modelo curricular vinculado ao bacharelado do qual ainda não conseguiu se desvincular, no entanto, caminhos alternativos já apontam para uma nova direção, a do “aprender a aprender”, a trabalhar com a finalidade de formar, e não apenas informar.

Esses motivos reforçam a necessidade de pesquisar as percepções dos professores em formação. Nesse contexto, a prática do Estágio Curricular Supervisionado torna-se necessária e essencial, visto que, seu propósito é ser um espaço de construção de aprendizagens na formação docente, tornando-se, em parceria com as disciplinas teóricas, responsável pela construção de conhecimentos, contribuindo com o fazer profissional do futuro professor (SANTOS, H., 2005).

Desse modo o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de professores de Química; avaliar a percepção dos graduandos sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para sua formação; refletir sobre a formação inicial de professores de Química no contexto atual. O trabalho se fundamenta por meio da análise da formação inicial de professores de Química na atualidade e das contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de educadores químicos.

Metodologia

Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário e aplicado a trinta (30) graduandos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Quixadá, que estavam cursando ou haviam cursado a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

Os dados coletados do questionário foram organizados, quantitativamente, em forma de tabelas, formatadas no software Microsoft Office Word 2007. Em seguida, os dados foram analisados e discutidos, tendo como base os autores que fundamentam a pesquisa.

Resultados e Discussão

Os resultados desta pesquisa revelam a avaliação dos graduandos a cerca das contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de professores de Química.

Quando questionados sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio 31,52% dos licenciandos responderam que já haviam ministrado aulas teóricas, 23,91% ministraram aulas práticas, e 4,35% outras atividades tais como, capítulos de livro, ementas de disciplinas, Plano de Unidade Didática (PUD) e projeto pedagógico do curso de licenciatura em Química. Nesta pergunta, alguns alunos marcaram mais de uma opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (311.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com