TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Da Chama

Pesquisas Acadêmicas: Teste Da Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

EXPERIMENTO 1 :

Cor da Chama na Presença de Sais

1) OBJETIVO

Verificar experimentalmente a cor da chama emitida pelos sais preestabelecidos.

2) INTRODUÇÃO

O teste da cor da chama na presença de sais é muito conhecido na área da física e da química e utilizado no controle e pesquisa de medicamentos, para finalidades pirotécnicas, para determinar os sais presentes numa substância, entre outras. O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia.

O experimento utilizou algumas amostras de sais já conhecidas e foi direcionado a relacionar as cores observadas no interior da chama, produzida pelo bico de Bunsen.

A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade. Dessa forma, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor que eles emitem quando aquecidos.

3) MATERIAIS UTILIZADOS

Cloreto de sódio: NaCl (s)

Cloreto de cálcio: CaCl2 (s)

Cloreto de estrôncio: SrCl2 (s)

Cloreto de bário: BaCl2 (s)

Cloreto de potássio: KCl (s)

Solução de HCl 2,0 mol/L

Amostra desconhecida

Vidro de relógio para a colocação de amostras sólidas (placa de toque)

Tubo de ensaio

Espátula ou colher descartável

Bico de Bunsen

Fio de platina

4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foi realizado o procedimento do testeda chama para a identificação de cada amostra de substância, depois de aquecida.

Quando as substâncias foram submetidas ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começaram a emitir luz, sendo uma coloração diferente para cada substância. As amostras foram manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico concentrado para retirar resíduos de analíticos anteriores.

Quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.

Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.

A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, foi possível identificar a presença dos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

5) RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após a limpeza do fio de platina utilizando a solução de ácido clorídrico concentrado (HCl 2,0 mol/L) até que a chama não apresentasse maiscor decorrente de resíduos de sais, iniciou-se o experimento colocando uma pequena quantidade da amostra de cloreto de estrôncio (SrCl2) no fio e observou-se que a mesma, ao entrar em contato com a chama, emitia uma cor vermelha intensa. Posteriormente, feita a limpeza do fio de platina, repetiu-se o procedimento, porém agora com a amostra de cloreto de bário (BaCl2), a qual emitiu uma chama de cor verde. Feito o mesmo com a amostra de cloreto de potássio (KCl) viu-se que a cor da chama era lilás. Registrado os resultados, colocou-se a amostra de cloreto de sódio (NaCl) no fio de platina e repetiu-se o procedimento, apresentando uma chama de cor amarelada. Por fim, utilizando a amostra de cloreto de cálcio (CaCl2), a chama apresentada no bico de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com