TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Artigos Científicos: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

Resumo _____________________________________________________________2

Introdução ___________________________________________________________3

Parte experimental ____________________________________________________5

Resultados e discussões ________________________________________________6

Conclusão ___________________________________________________________7

Bibliografia ___________________________________________________________8

Questões ____________________________________________________________9

Resumo

O experimento tem com objetivo identificar, por meio da cor produzida na chama, alguns cátions metálicos, este fenômeno ocorre por meio de uma emissão luminosa por excitação, assim reconhecendo os limites do Modelo de Bohr. São utilizados cinco cloretos (Cloreto de bário, Cloreto de estronco, Cloreto de cálcio, Cloreto de potássio, Cloreto de sódio).

Introdução

O homem sempre buscou explicações para entender o mundo que o rodeia, e para isso ele busca cada vez mais fundo no mundo físico-químico as respostas. Um químico quando observa um objeto ou um fenômeno ele procura enxergar bem mais do que esta sendo visto, ele procura descobrir determinar suas estruturas internas, relacionando-as às propriedades químicas dos elementos conhecidos. A estrutura eletrônica de cada átomo (a organização dos elétrons em torno do núcleo) pode dizer muito sobre ele. E para investigar a estrutura interna de objetos tão pequenos como os átomos são necessários observá-los indiretamente, por meio das características das radiações eletromagnéticas que eles emitem.

Niels Bohr foi um cientista dinamarquês que aprimorou o modelo atômico de Rutherford e elaborou a teoria atômica mais completa e aceita ate hoje. Ele acabou por explicar a teoria atômica de Rutherford que era um desafio para a sociedade cientifica da época, pois não poderia ser explicada pela Física Clássica. Bohr se baseando nas teorias de Max Planck de energia quantizada determinou seus postulados:

1. A energia radiada não é emitida ou absorvida de maneira contínua, somente quando um elétron passa de uma órbita estacionária para outra diferente (salto quântico).

2. Os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas circulares e bem definidas (fixas) que são as órbitas estacionárias. Mais tarde, seriam as chamadas "camadas eletrônicas" (K, L, M, N, O, P e Q).

3. O equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários se dá pelas leis da mecânica clássica, o que não é verificado quando um elétron passa para um diferente estado estacionário. Ao passar de um estado estacionário para outro, um elétron absorve uma radiação bem definida, que é o quantum, dado pela relação: E = h.v (“v” representa a frequência).

De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade pacote de energia absorvida e bem definida (quantum) que é equivalente á diferença energética entre as camadas. E quando um elétron esta no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do elemento desse átomo. Bohr então propõe que o átomo só pode perder energia em certas quantidades discretas e definidas, e isso sugere que os átomos possuem níveis com energia definida. Essas teorias de Bohr hoje são comprovadas a partir de cálculos e experimentos. Entre eles esta o teste da chama.

O teste da chama é um procedimento usado na química para identificar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia (no caso da chama, energia em forma de calor) é fornecida a determinado elemento químico os elétrons da ultima camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado e quando estão no estado excitado eles retornam para o estado fundamental liberando energia na forma de luz com um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Apenas alguns elementos liberam radiação com comprimento de onda na faixa da luz visível, e o olho humano é capaz de identificar as cores emitidas por esses elementos. Dessa forma é possível identificar alguns elementos através das cores emitidas por eles quando aquecidos numa chama.

Parte experimental

Primeiramente os materiais utilizados são: 6 béqueres de 100ml nos quais 5 conterão os cloretos, acido clorídrico concentrado, um fio de platina ou cobre e um “bico de Bunsen”.

Para a execução do procedimento foi necessário separar os cinco sais (Cloreto de bário, Cloreto de estronco, Cloreto de cálcio, Cloreto de potássio, Cloreto de sódio) em seu béquer (os béqueres foram numerados para que não haja dúvida ou troca dos cloretos), posteriormente o acido também foi depositado e um béquer.

Logo após o fio de platina foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com