TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Ensaios: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 6

Teste de Chama

Data de realização do experimento: 05/03/2013

Data de entrega do relatório: 12/03/2013

Nomes: Aline Ferreira Serafim de Oliveira

Amanda Acioli

Jéssica de Oliveira

1º ano de farmácia 2013

Objetivo

Identificar a presença de cátions em amostras sólidas e assim compreender as operações envolvidas nos testes de chama.

Introdução

Esta experiência consiste na realização de testes,chamados também de ensaio de chama, frequentemente utilizados na identificação de determinados compostos.

Consiste no aquecimento de amostras sólidas desses sais, fazendo com que os cátions que os constituem se excitem, sendo posteriormente emitidas através do seu expectro radiações de cores específicas, características desses cátions, sob a forma

de radiações visíveis.

A partir da análise visual realizada sob as chamas,é possível a determinação de qual é o cátion ali presente.

Materiais e Reagentes

Materiais: Óculos de segurança,jaleco,bico de Bunsen,fósforo,pisseta,clips de aço inox,bécker pequeno,estante para tubos,pinça de madeira.

Reagentes: Água destilada e sais sólidos de Li+(Lítio),Na+(Sódio),K+(Potássio),NH4+(Amônio),Ca2+(Cálcio),Sr2+(Estrôncio),Ba2+(Bário) e Mg2+(Magnésio) em pequenos tubos de vidro.

Procedimento

1-primeiramente deve se acender com fósforo o Bico de Bunsen,verificando se a janela de entrada/saída de ar está devidamente regulada e da mesma forma verificar a válvula que regula a quantidade de gás que entra dentro do Bico.

2-Após feito isso,pegar um clips de aço inox limpo e molhá-lo com água destilada,depositando o excesso da água dentro do Bécker pequeno,e em seguida imergí-lo dentro de um dos tubos pequenos que contém cada,um sal diferente.

3-Colocar o clips que contém uma das substâncias aderida a si,com o auxílio da pinça de madeira,em contato com a parte oxidante da chama e assim verificar e anotar qual foi o resultado obtido.

4-Descartar o clips de aço inox e pegar um novo para cada amostra,assim evitando contaminações.

5-Repetir procedimentos 2,3 e 4 com todas as amostras sólidas,nesse caso 8 vezes.

6- Ao término da análise com todas as amostras sólidas,desligar o Bico de Bunsen.

Resultados

Cada amostra sólida obteve um cor característica,e os resultados obtidos foram os seguintes:

Li+(Lítio) -> Vermelho Carmim

Na+(Sódio) -> Laranja

K+(Potássio) -> Violeta bem claro,quase imperceptível.

NH4+(Amônio) -> Sem emissão de coloração,apenas de fumaça.

Ca2+(Cálcio)-> Vermelho tijolo

Sr2+(Estrôncio) -> Vermelho neon

Ba2+(Bário) -> Verde,porém esse expectro é emitido tão rapidamente devido à rápida volatização do Bário,que também é quase imperceptível.

Mg2+(magnésio) ->Sem emissão de coloração.

Conclusão

Este método de análise é bastante útil na identificação de alguns compostos pelos seus espectros de emissão. Além de carregar consigo uma grande praticidade para sua realização, mas ainda assim é necessário alguns cuidados já que estamos a trabalhar com chamas, que podem pôr em risco o local de trabalho (incêndio) ou provocar

queimaduras graves na pele do manipulador.

Alguns dos testes de chama realizados não foram bem explícitos,como com o Magnésio e com o amônio,que apesar de não terem coloração característica,podem ser distinguidos dos outros devido a essa ausência de cor e fumaça emitida,como no caso do NH4+.

Questões:

1- Qual é o fundamento dessa técnica de análise?

O fundamento da técnica utilizada no teste de chama tem por base o modelo atômico de Bohr e consiste no aquecimento de uma amostra sólida,sendo que a mesma emite através do seu espectro uma luz característica.

2-Qual o fio adequado por essa análise? Por que não devemos usar clips pequenos?

O fio adequado para essa análise é o de níquel cromo,e não deve se utilizar clips pequenos,pois dessa forma o risco de acidentes e queimadura aumenta.

3- medicamentos contendo esses cátions - um para cada cátion podendo citar no máximo 3 medicamentos. Deve constar: fórmula molecular e aplicação do medicamento.

- Medicamento com cátions de Li+: Carbolitium (carbonato de Lítio),é utilizado no tratamento de episódios de bipolaridade e transtornos relacionados. Fórmula molecular: Li2CO3

- Medicamento com cátions de Ca+: Actonel (risedronato sódico),indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres no período pós menopausa,para reduzir o risco de fraturas vertebrais. Fórmula molecular: C7H10NNaO7P2.2.5 H2O.

- Medicamento com cátions de Na+: Isofarma (solução de cloreto de sódio), é indicado para restabelecer fluido celular e eletrólito.Podendo ser utilizado também para repor água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica de grau moderado, em carência de sódio, e como diluente para medicamentos.

- Medicamento com cátions de K­+: Slow-K (cloreto de potássio),utilizado na correção e/ou prevenção da hipocalemia, nos casos de: ingestão insuficiente através da alimentação (anorexia nervosa, alcoolismo crônico, etc.). Perdas potássicas renais ou gastrintestinais aumentadas, em razão de alguma doença, ou pelo uso intensivo de certos medicamentos. Alterações no transporte transcelular de potássio (paralisia familiar periódica hipocalêmica, anemia megaloblástica aguda), a título de complemento ao tratamento específico. Fórmula molecular: KCl.

- Medicamento com cátions de Sr²+: Protos 2g (Ranelato de estrôncio),indicado no tratamento da osteoporose da pós-menopausa para reduzir o risco de fratura vertebral e de quadril. Fórmula molecular: C12H6N2O8SSr2

- Medicamento com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com