TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Artigos Científicos: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  2.342 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

O Teste de Chama é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

2- OBJETIVOS

Temos como objetivo identificar as cores de todas as soluções de sais dos metais através do teste de chamas, onde ocorre mudança dos níveis energéticos do átomo.

3- MATERIAIS E REAGENTES

Bico de Bunsen Cloreto de Sódio

Fio de Níquel-Cromo Cloreto de Potássio

2 Vidros de Relógio Ácido Clorídrico

2 Tubo de Ensaio Solução de Cloreto de Amônio

Estante para tubo de Ensaio Hidróxido de Sódio

Pinça de Madeira Água Destilada

Papel Tornassol Vermelho

Bastão de Vidro

4- PROCEDIMENTO COM CLORETO DE SÓDIO

1- O fio de níquel-cromo foi limpo da seguinte maneira:

Foi aquecido numa chama do bico de Bunsen, em seguida foi retirado e mergulhado no ácido clorídrico concentrado contido num tubo de ensaio, levado novamente a chama. Este processo foi repetido várias vezes.

2- Molhamos o fio limpo em ácido clorídrico concentrado, mergulhamos no cloreto de sódio contido num vidro de relógio e levamos à chama do bico de Bunsen. Observamos a cor da chama.

4.1- PROCEDIMENTO COM CLORETO DE POTÁSSIO

1- Fizemos a limpeza do fio níquel-cromo de acordo com o procedimento anterior.

2- Mergulhamos o fio no ácido clorídrico concentrado, mergulhamos no cloreto de potássio e levamos o fio à chama do bico de Bunsen. Observamos a cor da chama.

4.2- PROCEDIMENTO COM SOLUÇÃO DE CLORETO DE AMÔNIO

Foi adicionado ao tubo de ensaio 3 gotas de solução de cloreto de amônio e 8 gotas de hidróxido de sódio.

Aquecemos o tubo cuidadosamente e testamos a amônia por meio do papel tornassol vermelho umedecido com água destilada, colocamos o papel sobre o tubo, observamos a mudança da cor do papel de vermelho para azul, identificando que há presença de amônio.

Continuamos com essa solução aquecida e colocamos um bastão de vidro umedecido com ácido clorídrico concentrado, colocamos o bastão em contato com o vapor da reação. Observamos.

5- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi observada durante o experimento, algumas cores produzidas pelos elementos químicos (cloreto de sódio e cloreto de potássio).

Para não haver interferência na coloração foi necessário realizar a limpeza do fio no ácido clorídrico e na chama para que, conseqüentemente, não ocorresse a mudança de cor causada por impurezas.

No primeiro procedimento com cloreto de sódio, observamos a coloração Amarela intensa e duradoura produzida.

No segundo, com cloreto de potássio, observamos a cor roxa(violeta) produzida.

No terceiro com cloreto de amônio, observamos a mudança de cor do papel tornassol de vermelha para azul, identificando assim a presença de amônia e sais de amônio na amostra.

Já no teste com o bastão de vidro e ácido clorídrico, não observamos a formação de fumos brancos(micropartículas de NH4 e Cl sólido)

6- CONCLUSÃO

Com a realização desta experiência os objetivos traçados inicialmente foram alcançados com êxito, isto é, foram identificadas as cores que se obtinham através da combustão dos elementos químicos propostos.

Cloreto de sódio - chama amarela

Cloreto de Potássio – chama roxa( violeta)

Apenas os resultados do teste com bastão e ácido clorídrico em contato com o vapor da reação, o grupo não obteve sucesso.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »