TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Exames: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ENGENHARIA QUÍMICA

DANIELLY DE BRITO FURTADO - 5126431

PAULO AUGUSTO MAIA BARBOSA - 5128452

RAFAEL CARLOS GOMES - 5130216

THAINÁ KUETLIN SILVA FERREIRA - 5129513

EXPERIÊNCIA 2 : TESTE DE CHAMA – MODELO DE BOHR

UBERABA – MG

Agosto/2014

TESTE DE CHAMA – MODELO DE BOHR

UBERABA – MG

Agosto/2014

RESUMO

O ensaio da chama é um método que busca identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama. O presente relatório tem como objetivo observar e a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados os sais de KI, Pb(NO2)3, SnCl e NaCl sendo verificados suas colorações.

INTRODUÇÃO

O teste de chama é um ensaio utilizado na química analítica que permite detectar a presença de alguns cátions em amostras de compostos, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento.

O teste tira proveito do fato de que quando um determinado elemento químico é exposto a uma quantidade de energia (para a chama, energia em forma de calor), parte dos elétrons da última camada de valência recebe esta energia e avança para um nível de energia mais elevado, alcançando um estado conhecido com estado excitado. Ao retornar do estado excitado para o estado anterior (estado fundam), os elétrons liberam a energia recebida em forma de radiação.

Nesse contexto, cada elemento químico libera radiação em um comprimento de onda característico, visto que quantidade de energia demandada por um elétron ao ser excitado é diferente para cada elemento. E ocorre que, alguns elementos químicos emitem radiação com o comprimento de onda na faixa do visível, onde o corpo humano é capaz de visualizar através de cores. Considerando essas afirmações, conclui-se que é possível identificar certos elementos químicos os expondo a chama e observando sua radiação.

Quanto a tarefa de fornecer a carga energética necessária para excitar os elétrons a ponto de emitirem a luz necessária para a análise, o bico de Bünsen é mais que suficiente nesse experimento, desde que a haste com a amostra esteja posicionada na parte azul da chama. Conhecida como zona oxidante, a parte que emite luz azul é aonde ocorre a combustão completa, fornecendo maior quantidade de energia.

Durante séculos o homem estuda a luz e a energia e propõe vários modelos para explicar como a energia passa de um lugar para o outro. Uma das formas em que a energia viaja pelo espaço é a radiação eletromagnética. A luz é a forma de radiação eletromagnética que se caracteriza por seu comprimento de onda. Por exemplo, as brasas numa churrasqueira transmitem a radiação eletromagnética que assa a carne, assim como um forno de microondas aquece os alimentos.

O método de coloração da chama somente apresenta resultados no caso de amostra que apresentam somente um só elemento químico, responsável pela cor da mesma. Conclui-se que, ao aquecemos a amostra, a radiação eletromagnética excita os elétrons e proporciona a cor característica de cada elemento, como podemos ver a seguir:

 Lítio: roxo intenso

 Cálcio: roxo amarelado

 Sódio: amarelo

 Estrôncio: roxo

 Potássio: violeta

 Cobre: verde

OBJETIVO

Reconhecer que metais estão sendo analisados de acordo com a chama que emitem ao submetermos à chama e, com isso, conhecer características dos mesmos.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais:

• Arame de platina.

• Bico de Bunsen.

• Vidro relógio.

• Pipeta Paster.

• Balança digital.

Reagentes:

• Cloreto de cálcio.

• Cloreto de cobre.

• Cloreto de estrôncio.

• Cloreto de lítio.

• Cloreto de potássio.

•Ácido Clorídrico (HCl) a 50%.

PARTE EXPERIMENTAL

No começo dessa aula prática, a sala foi dividida em grupos, onde cada grupo ficava responsável por um reagente. Nosso grupo ficou responsável por preparar o cloreto de lítio.

Em seguida, com a ajuda de uma espátula, pesou-se 1,67g de cloreto de lítio em um vidro de relógio. Posteriormente levou-se até a capela onde foi adicionada uma quantidade razoável de ácido clorídrico (HCl).

Cada grupo fez o mesmo procedimento, porém com reagentes diferentes como potássio, estrôncio, cobre e cálcio.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com