TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Artigo: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 03

2 – MATERIAIS UTILIZADOS 04

3 – DESENVOLVIMENTO 04

4 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 04

5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO 05

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 06

REFERÊNCIAS 11

1 – INTRODUÇÃO

Tendo como referencia a tabela desenvolvida, vamos iniciar o estudo relacionado ao “teste de chamas” de uma forma responsável e organizada. Da sua realização, o teste deve estar envolto de recomendações de segurança, pois as atividades propostas são de natureza acadêmica e não devem ser jamais, executadas em casa, pois os experimentos envolvem o uso de gases inflamáveis e tóxicos. Os experimentos só devem ser executados em condições de ventilação adequada, em ambiente apropriado.

É imprescindível que o laboratório disponha de um extintor de incêndio classe B (para uso em líquidos inflamáveis), sempre conduzir os experimentos com a supervisão do professor e não fazer nada sem a sua devida autorização, cabendo também aos envolvidos responsabilidades pela segurança.

Os conjuntos destes itens propiciam o manuseio dos equipamentos para a realização dos experimentos referente às diversas reações químicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve a utilização do bico de Bunsen.

2 – MATERIAIS UTILIZADOS

• 1 haste de madeira com ponta de metal

• 5 tubos de ensaio contendo as *amostras de teste (Elementos)

• 1 tubo de água

• 1 Suporte para os tubos de ensaio

• 1 folha de papel

• 1 maçarico

• *Cloreto de Estrôncio (SrCI2) Estrôncio (Sr)

• *Cloreto de Bário (BaCI2) Bário (Ba)

• *Cloreto de Sódio (Na)

• *Cloreto de Cálcio (CaCI) Cálcio (Ca)

• *Cloreto de Potássio (KCI) Potássio (K)

3 – DESENVOLVIMENTO

1º Ao entramos no laboratório o professor já havia acendido o bico de Bunsen;

2º Após acesso o bico, foi regulada a entrada de gás e em seguida a entrada de ar, mediante as janelas localizadas na parte inferior do bico;

3 º Com a regulação da entrada de ar, foi produzida de imediato uma chama redutora.

4 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Após desenvolvimento dado pelo professor foram iniciados os experimentos conforme seqüência abaixo:

1º Foi inserido o haste de madeira com ponta de metal no tubo de ensaio e em seguida colocamos na chama do maçarico para revelar a cor da amostra, a primeira cor revelada foi vermelho carmim, seu elemento químico é o Estrôncio (Sr)

2º Dando continuidade, foi inserido o haste de madeira com ponta de metal no tubo de ensaio e em seguida colocamos na chama do maçarico para revelar a cor da amostra, a segunda cor revelada foi verde amarelado, seu elemento químico á o Bário (Ba)

3º Mais uma vez foi inserido o haste de madeira com ponta de metal no tubo de ensaio e em seguida colocamos na chama do maçarico para revelar a cor da amostra, a terceira cor revelada foi amarelo alaranjado, seu elemento químico é o Sódio (Na)

4º Sendo este o quarto e penúltimo experimento, foi inserido o haste de madeira com ponta de metal no tubo de ensaio e em seguida colocamos na chama do maçarico para revelar a cor da amostra, a quarta cor revelada foi vermelho tijolo, seu elemento químico foi o Cálcio (Ca).

5º Sendo este o último, foi inserido o haste de madeira com ponta de metal no tubo de ensaio e em seguida colocamos na chama do maçarico para revelar a cor da amostra, a quinta e última cor revelada foi violeta claro, seu elemento químico foi o Potássio (K).

5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

Alcançou-se o objetivo da percepção da coloração da chama pelos cátions metálicos. Para esta experiência, as observações foram acompanhadas de uma posterior consulta a Literatura, afim, de confirmar os dados obtidos, para os metais obteve-se êxito, pois todas as cores foram iguais as descritas pela literatura.

O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.

Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas à fotometria de chama ou espectroscopia de emissão.

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segue abaixo informações sobre a aplicação nas engenharias dos 5 elementos Químicos usados para fazer o “teste de chamas”. Que são: Estrôncio (Sr), Bário (Ba), Sódio (Na), Cálcio (Ca) e Potássio (K).

ESTRÔNCIO (Sr)

O estrôncio é um elemento químico de símbolo Sr de número atômico 38 (38 prótons e 38 elétrons) e de massa atômica igual a 87,6 u. À temperatura ambiente, o estrôncio encontra-se no estado sólido.

É um metal alcalino-terroso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com