TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Trabalho Escolar: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA DO EXPERIMENTO:

Bico de Bünsen e teste de chama.

OBJETIVOS:

Utilização do bico de Bunsen, identificação dos metais através do teste de chama.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

Teste de Chama:

O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.

O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.

Bico de Bünsen:

O Bico de Bünsen é um aparelho idealizado pelo químico alemão Robert W. Bünsen (1811-1899), professor de química da Universidade de Heidelberg, em 1852. É usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis. Ele pode ainda, ser usado para aquecer objetos a temperaturas muito altas. O bico de Bünsen possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente “fria”, pois a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar a cor azul da chama indica que a mistura gasosa foi otimizada, e, portanto, a chama está na temperatura mais quente possível. Possui como combustível normalmente GLP (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.

Figura 1 - Bico de Bünsen (Fonte: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/300-bico-bünsen)

MATERIAIS UTILIZADOS:

Pinça de madeira.

Bico de Bünsen.

Vidro relógio.

Clips (em substituição do fio de Níquel / Cromo).

Tubo de ensaio.

Estante para Tubo de ensaio.

Isqueiro.

SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS:

Ácido Clorídrico

Cloreto de Cálcio.

Cloreto de Potássio.

Cloreto de Bário.

Nitrato de estrôncio.

Cloreto de Sódio.

Sulfato de Cobre.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO:

Utilização do Bico de Bünsen

Demonstração por parte do professor o modo correto de utilização do bico de Bunsen demostrando uma combustão completa e incompleta, expondo suas diferenças.

Teste de Chama

Em cada bancada foi preparado apenas um metal para mitigar o risco de contaminação, (quantidade de metal indeterminada disposta em vidro relógio) juntamente com ácido clorídrico colocado em um tubo de ensaio apoiado por uma estante de madeira (quantidade de ácido clorídrico desconhecida) e o bico de Bunsen.

Foi realizado a descontaminação em ácido clorídrico do fio de Níquel / Cromo, que para o experimento foi substituído por um clips comum, após a descontaminação do fio, ele foi colocado em contato com o metal Cloreto de Cálcio, o fio foi levado a chama com o auxílio de uma pinça de madeira. Foi observando e registrado a cor resultante da exposição do metal a chama.

O mesmo processo se repetiu para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com