TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Monografias: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO

O objeto do experimento foi identificar o elemento químico por meio da cor produzida na chama, este fenômeno de emissão luminosa por agitação é baseada no modelo atômico de Bohr.

INTRODUÇÃO

O experimento conhecido como teste de chama foi desenvolvido nas dependências do laboratório da Faculdade Anhanguera em Sorocaba o teste é uma das formas utilizadas na química para identificar um determinado elemento, porém o teste de chama é uma das formas mais praticas seu principio é em encontrar a presença de alguns íons metálicos, apresentando o seu espectro de emissão característico para cada elemento. Esse teste é baseado no caso em que certa quantidade de energia é fornecida a algum elemento químico, no da chama, por exemplo, a energia está em forma de calor, determinada elétrons da última camada de valência tem a concentração da energia produzindo o que chamamos de estado excitado, ou seja, para um nível de energia mais elevado.

Quando elétrons excitados voltam ao estado fundamental, ele libera radiação decorrente a energia recebida anteriormente, onde cada um libera a radiação em uma dimensão de onda característico, devido a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é exclusiva para cada elemento. A radiação liberada por determinados elementos possui comprimento de onda em espectro visível, ou seja, é possível a olho humano enxergá-las através de cores. Portanto, é possível identificar a comparecimento de alguns elementos decorrente à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

O experimento feito é breve e simples de ser realizado, pois os equipamentos utilizados são normalmente encontrados num laboratório de química. Contudo, a quantidade de elementos detectáveis é pouca e existe uma dificuldade em encontrar concentrações baixas de alguns elementos, já outros elementos produzem cores bem fortes que tendem a aparecer sinais mais fracos.

DESENVOLVIMENTO

Os sais dos elementos químicos propostos encontravam-se separados em cinco recipientes numerados, de forma aleatória, sabendo que eram os seguintes (foto 1):

• Elemento químico Cálcio (Ca);

• Elemento químico Estrôncio (Sr);

• Elemento químico Bário (Ba);

• Elemento químico Sódio (Na);

• Elemento químico Potássio (K).

Foto 1 – Elementos Químicos e Materiais utilizados

Cada um dos elementos foi submetido a uma chama, sempre precedido da limpeza do fio de metal entre uma e outra solução contendo acido clorídrico, foi possível observar que cada um dos elementos apresentou uma coloração especifica.

Depois de decorrido todos os testes chegamos aos seguintes resultados:

Recipiente 01 com Estrôncio (Sr) a chama emitiu uma coloração Vermelho Carmim (foto 2);

Foto 2 – Chama do Elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com