TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chamas

Casos: Teste De Chamas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

RELATÓRIO TESTE DE CHAMA

OBJETIVO

O presente experimento teve como objetivo identificar alguns cátions metálicos por meio da cor produzida na chama. Analisar o fenômeno de emissão luminosa por agitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr. Constatar a distribuição eletrônica dos elementos e reconhecer os limites do modelo de Bohr e também reconhecer o caráter quântico dos elétrons e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

INTRODUÇÃO

O teste apresentado que se chama Teste de Chama é uma maneira utilizada na química para encontrar a presença de alguns íons metálicos, apresentando o espectro de emissão característico para cada elemento. Esse teste é baseado no caso em que certa quantidade de energia é fornecida a algum elemento químico, no teste de chama por exemplo a energia está em forma de calor, determinados elétrons da última camada de valência tem a concentração da energia produzindo o que chamamos de estado excitado, ou seja, para um nível de energia mais elevado. Quando elétrons excitados voltam ao estado fundamental, ele libera radiação decorrente a energia recebida anteriormente, onde cada um libera a radiação em uma dimensão de onda característico, devido a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é exclusiva para cada elemento. A radiação liberada por determinados elementos possui comprimento de onda em espectro visível, ou seja, é possível a olho humano enxergá-las através de cores. Portanto, é possível identificar a comparecimento de alguns elementos decorrente à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. O experimento feito é breve e simples de ser realizado, pois os equipamentos utilizados são normalmente encontrados num laboratório de química. Contudo, a quantidade de elementos detectáveis é pouca e existe uma dificuldade em encontrar concentrações baixas de alguns elementos, já outros elementos produzem cores bem fortes que tendem a aparecer sinais mais fracos.

PARTE EXPERIMENTAL - PROCEDIMENTO

Materiais utilizados:

• Fósforo;

• Cadinhos de Porcelana;

• Álcool;

• Balança Analítica;

• Espátula;

Reagentes utilizados:

• Cloreto de Potássio (K);

• Cloreto de Sódio (Na);

• Cálcio (Ca);

• Estrôncio (Sr);

• Bário (Ba);

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Primeiramente foi identificados todos os cadinhos correspondentes a cada elemento, Cloreto Bário (Ba), Cloreto Estrôncio (Sr), Cloreto Cálcio (Ca), Cloreto Sódio (Na) e Cloreto de Potássio. Posteriormente levamos até a Balança Analítica cada cadinho com sua respectiva sigla de elementos para realizar a pesagem de cada elementos.Para realizar o experimento com mais precisão foi colocado cada cadinho com suas respectivas siglas de elementos na balança e antes de colocarmos os elementos tiramos a tara da balança para todos os cadinhos. Depois de tirar a tara do cadinho foi inserido com o auxílio de uma espátula os elemento químico com uma medida de 5 gramas de cada elemento. Com todos os cadinhos pesados identificado com seus respectivos elementos químicos utilizamos um borrifado com o álcool e por último utilizamos o fósforo e colocamos fogo em cada sal para avaliarmos o experimento e anotamos os resultados em um quadro para cada cor correspondente a cada elemento químico encontrado.

RESULTADOS

Os procedimentos realizados durante o experimento foram observados e anotados, sendo assim foi encontrado o resultado no quadro abaixo:

Quadro – Cores emitidas por excitação de alguns elementos.

ELEMENTOS COR

Bário (Ba) AMARELO + FORTE

Estrôncio (Sr) VERMELHO

Cálcio (Ca) LARANJA

Sódio (Na) AMARELO

Potássio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com