TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Fisicos

Ensaios: Testes Fisicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Exame físico,são técnicas e manobras que médicos usam para diagnosticar doenças e outros problemas de funcionalidade. O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão.Na maioria das vezes,realizado depois da anamnese.A anamnese é uma entrevista realizada pelo médico que busca relembras todos os fatos que se relacionam com a doença e a pessoa doente.

O exame físico é o conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o intuito de diagnosticar uma doença ou problemas de funcionalidade, entre outros. Os profissionais de saúde que se utilizam desse instrumento visam a detecção de anormalidades para possíveis intervenções e para prevenção do agravamento do estado do paciente.

Não deve ser confundido com o exame clínico, que é a soma de exame físico e anamnese - isto é, a adição de todas as informações clínicas do paciente, seja pela entrevista técnica ou pela avaliação direta por meio de técnicas específicas.

Quase sempre realizado depois de uma anamnese, o exame físico pode utilizar aparelhos, tais como: estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, entre outros, com o objetivo de melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais que são resultantes da doença. Além disso, serve para a constatação do bom funcionamento dos sistemas.

O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. Essas técnicas podem ser aperfeiçoadas com paciência, prática e perseverança. Vale ressaltar que o sentido do exame deve ser céfalo-podálico ("indo da cabeça para os pés").

Inspeção: exige a utilização do sentido da visão. Tem como objetivos detectar dismorfias, distúrbios do desenvolvimento, lesões cutâneas, presença de catéteres e tubos ou outros dispositivos.

Palpação: obtenção do dado através do tato e da pressão (para regiões mais profundas do corpo). Identifica modificações na estrutura, espessura, consistência, volume e dureza.

Percussão: através de pequenos golpes, é possível escutar sons. Cada estrutura tem um som característico. Os sons obtidos podem ser: maciço (onde o local tocado é "duro", pode indicar hemorragia interna ou presença de secreções), timpânico (indica presença de ar), som claro pulmonar (indica presença de ar nos alvéolos).

Anamnese

Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. A anamnese é também referenciada como Anamnese Corporal, Ficha de Anamnese ou Anamnese Corporal Completa.

Uma anamnese detalhada é importante, pela influência que os hábitos diários e antecedentes patológicos, psicológicos e hereditários exercem sobre a instalação e evolução das disfunções temporomandibular e dor orofacial (DTMS).

Além disso, a anamnese permite verificar determinados pontos que irão orientar a estratégia terapêutica. O profissional deve dedicar certo tempo a ouvir o relato de seu paciente sem interferir em sua explanação de modo que ele conte seus problemas como melhor lhe convier.

A anamnese pode ser estruturada em tópicos: história clínica, história da moléstia atual, sintomatologia e hábitos parafuncionais.

A história clínica inclui questionamentos em relação a hábitos da infância que podem influenciar na etiologia das disfunções temporomandibulares (amamentação ao seio, utilização de chupeta ou mamadeira, hábito de chupar o dedo); investigar o tipo de alimentação que habitualmente o paciente ingere (carnes duras, alimentos pastosos).

Questionar sobre possíveis alergias que o paciente apresente. Investigar sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas estimulantes como refrigerantes ou café, tabagismo, prática regular de atividade física.

Questionar se existe história familiar de disfunções da ATM. Caso o paciente seja do sexo feminino, é importante saber se está grávida, utiliza contraceptivos hormonais, faz reposição hormonal ou se está na menopausa.

A história da moléstia atual inclui questionamentos acerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com