TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Administração De Micro E Pequenas Empresas

Dissertações: Texto Administração De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de Micro e Pequenas Empresas

No Brasil, 60% das Micro e Pequenas Empresas não sobrevivem por mais de 4 anos

Quais os vários motivos: Inexperiência,falta de capital de giro, excesso de tributos, exigências burocráticas acima da conta, concorrência desigual, taxas e juros altos.

A falta de preparo dos gestores é crucial para a sobrevivência das micro e pequenas empresas.

A importância da micro e pequenas empresas: não é possível atrair rapidamente grandes empresas para as cidades, tampouco viver somente delas. Contribui para o crescimento do PIB, gera riqueza e democratiza o acesso ao trabalho, pois nem sempre precisa de mão de obra específica.

ATIVIDADE: Reunir os grupos para criar uma empresa

Definir: ramo de atividade da empresa e cargos.

A empresa inicia com um capital de R$ 50 mil + uma sede

(local de funcionamento da empresa)

PODER DE BARGANHA

Poder de barganha dos fornecedores: fornecedores de matéria-prima, insumos e mercadorias praticam preços exorbitantes e curtos prazos inegociáveis. Troca de papéis: as grandes empresas deveriam financiar as pequenas, mas as pequenas financiam as grandes. A falta de Capital de Giro e prazo para pagamento coloca em risco o caixa da empresa.

As Cinco Forças Competitivas de Michel Porter: ameaça de novos concorrentes, poder de barganha pelos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de produtos substitutos, intensidade de rivalidade entre empresas concorrentes.

RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES

A rivalidade entre concorrentes é a mais importante nesse estudo, pois é necessário considerar e conhecer o ponto forte de seu concorrente direto, ou seja, aquela empresa que vende um produto ou serviço similar ao seu num mesmo segmento.

Ameaça de novos concorrentes

São fatores que minimizam a oportunidade ao surgimento de novas empresas concorrentes no mesmo setor. As principais barreiras são a economia de escala, o capital necessário e o acesso aos canais de distribuição. Na economia de escala, a empresa já estabelecida que produz em grande quantidade pode reduzir custos e o preço final para serem mais competitivas em comparação à empresa estreante que ainda não possui alta capacidade produtiva.

O capital necessário refere-se a restrição financeira que uma empresa estreante com capital de giro limitado apresenta em relação a líder de mercado com capital de giro e de investimento amplo e presente em suas linhas de produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com