TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Argumentativo

Monografias: Texto Argumentativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 2

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.

É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.

Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão. Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparação, dados históricos, dados estatístico, pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais, depoimentos - enfim tudo o que possa demonstrar o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. A conclusão pode apresentar uma possível solução/proposta ou uma síntese. Deve utilizar título que chame a atenção do leitor e utilizar variedade padrão de língua.

A linguagem normalmente é impessoal e objetiva.Texto argumentativo

Quando usamos a argumentação?- quando queremos defender um ponto de vista- quando apresentamos a nossa opinião-quando propomos uma solução- quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso.

O que é argumentar? é persuadir racionalmente.Quando temos que construir um texto argumentativo?A dissertação, o comentário, a exposição escrita, mas também um simples artigo deopinião ou uma crítica de cinema ou de música exigem a elaboração de um textoargumentativo bem estruturado, segundo um esquema lógico.Como se constrói um texto argumentativo?

1. Estrutura do texto/Progressão temática

Introdução:

Parágrafo inicial no qual se apresenta a proposição (tese, opinião,declaração). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir quaisquer razões ou provas.

Desenvolvimento

:

Análise/explicitação da proposição apresentada; apresentação dosargumentos que provam a verdade da proposição: factos, exemplos, citações,testemunhos, dados estatísticos.

Conclusão

: Parágrafo final, no qual se conclui com uma síntese da demonstração feitano desenvolvimento.

2. Escolha e ordenação dos argumentosdeve-se:

encontrar argumentos adequados; recorrer, sempre que possível e desejável, àexemplificação, à citação, à analogia, às relações causa-efeito; organizar os argumentos por ordem crescente de importância.

3. Adequação do texto ao objectivo e ao destinatário (informar, convencer,emocionar)

deves: usar um registo adequado à situação e ao destinatário; utilizar referências deconteúdo que o destinatário possui, de forma a que este o possa interpretar correctamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com