TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Argumentativo

Trabalho Universitário: Texto Argumentativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Texto Informativo

O texto informativo corresponde aquelas manifestações textuais cujo emissor (escritor) expõe brevemente um tema, fatos ou circunstâncias a um receptor (leitor). Em outras palavras, representam as produções textuais objetivas, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta (linguagem denotativa), que tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, isento de duplas interpretações.

Assim, os textos informativos, diferente dos poéticos ou literários (que utilizam da linguagem conotativa), servem para conhecer de maneira breve informações sobre determinado tema, apresentando dados e referências, sem interferência de subjetividade, desde sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.

Por isso, nos textos informativos, por exemplo, as notícias (relatos sobre algum fato, acontecimento recente), o redator (emissor) está encarregado de transmitir a informação para os receptores (leitores) da maneira mais objetiva possível, de modo que essa informação estará sempre alheia ao seu emissor, ou seja, será sempre um fato externo à ele. Em resumo, o autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil.

Igualmente aos outros gêneros textuais, o texto informativo é constituído por umaintrodução (tese), momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor); desenvolvimento (antítese), parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema; e aconclusão (nova tese), encerramento do texto com exposição da ideia central.

Para saber mais, acesse os links: Tipos de Textos e Gêneros Textuais

Texto Informativo e Texto Expositivo

Importante destacar que em muitos casos não existe diferença entre um texto informativoe um texto expositivo, de maneira que as informações presentes num texto expositivo é um dos recursos utilizados pelo emissor, ao lado de outros como: conceituação, definição, descrição, comparação e enumeração.

Dessa maneira, fica claro que a linha que os separa é muito tênue, uma vez que ambos textos pretendem apresentar um tema determinado, entretanto, os textos expositivos, segundo o objetivo pretendido são classificados em: Texto Expositivo-argumentativo eTexto Expositivo-informativo. Importante notar que o gênero de textos informativos pode conter outros tipos de textos: descritivos, narrativos ou expositivos.

Para saber mais, acesse o link: Texto Expositivo

Exemplos

Veículos de informação como jornais, revistas, entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Entretanto, são também textos informativos os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários. Observe que os artigos científicos e técnicos podem ser considerados textos informativos, embora esse gênero textual é mais identificado com os textos expositivos-argumentativos. Segue abaixo alguns exemplos de textos informativos:

Notícia de Jornal

Combate à Dengue

A picada do mosquito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com